plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais de dois mil caranguejos são apreendidos em fiscalização

Cerca de dois mil caranguejos foram apreendidos durante uma operação realizada por órgãos públicos para proteção ao período de defeso. A equipe de fiscalização percorreu diversos municípios nos meses de janeiro e fevereiro. Os animais foram devolvidos aos

Cerca de dois mil caranguejos foram apreendidos durante uma operação realizada por órgãos públicos para proteção ao período de defeso. A equipe de fiscalização percorreu diversos municípios nos meses de janeiro e fevereiro. Os animais foram devolvidos aos manguezais.

A operação abrangeu, principalmente, a região do Salgado, no nordeste paraense, e atendeu os municípios de Bragança, Capanema, São Caetano de Odivelas, Marapanim, Curuçá, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Primavera, Augusto Corrêa, São João da Ponta e Quatipuru.

Além dos caranguejos, foram apreendidos 5 Kg de peixe Mero, espécie ameaçada de extinção, proibida para pesca e comercialização até o ano de 2023, pelo governo federal. A carne do peixe foi doada à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) do município de Bragança. Os responsáveis foram autuados e respondem processo administrativo na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O caranguejo-uçá é capturado nos manguezais das Reservas Extrativistas Marinhas do Pará e é responsável pelo sustento de milhares de famílias. É expressamente proibida a captura de fêmeas o ano todo e de indivíduos com carapaça menor de 7 cm.

Normativa

Na descrição da Instrução Normativa (IN) Interministerial Nº 6, de 16 de janeiro de 2017, o defeso do caranguejo-uçá é estabelecido para a proteção da espécie. A IN proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá, durante a “andada”, na lua cheia e lua nova – período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Nessa época são presas fáceis aos pescadores.

As pessoas físicas ou jurídicas que atuam com manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie poderão realizar as atividades durante os períodos de “andada”, exclusivamente, quando fornecerem, até o último dia útil que antecede cada período de defeso, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes, que poderá ser entregue no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ou no ICMBio, nas áreas onde existirem Unidades de Conservação Federais.

O transporte e a comercialização dos produtos declarados deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, após comprovação de estoque declarado. O produto apreendido pela fiscalização, quando vivo, deve ser liberado, preferencialmente, em seu habitat natural.

A ação visa garantir a reprodução da espécie para a atual e futuras gerações. O primeiro período de defeso do caranguejo em 2018 ocorreu entre 2 e 7 e de 17 a 22 de janeiro. O segundo de 1 a 6 e 16 a 21 de fevereiro. Já o terceiro acontecerá de 2 a 7 e de 18 a 23 de março.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias