plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Desmatamento na Amazônia pode ser irreversível, dizem especialistas

Em um editorial publicado na quarta-feira (21), pela revista especializada “Science Advances”, o desmatamento na Amazônia pode estar próximo de não ter volta. Isso acontece quando a área desmatada supera 20% de sua área original, segundo afirmação de dois

Em um editorial publicado na quarta-feira (21), pela revista especializada “Science Advances”, o desmatamento na Amazônia pode estar próximo de não ter volta. Isso acontece quando a área desmatada supera 20% de sua área original, segundo afirmação de dois renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas.

O pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre detalharam que esse número já chega a 17%, nos últimos 50 anos. Chegando em 20%, seria o abismo climático.

De acordo com informações publicadas no portal Exame, a “Amazônia produz aproximadamente metade de suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste”.

Os especialistas afirmam que esta umidade é importante a agricultura, para alimentar o ciclo da água da Terra, além do bem-estar humano.

Se o desmatamento alcançar níveis que impactem em entre 20% e 25% da região, o sistema amazônico mudará para não florestal no leste, no sul e no centro da Amazônia.Em seu artigo, Lovejoy e Nobre exigiram que a área desmatada na Amazônia fique abaixo de 20%, para não correr o chegar a um ponto sem volta.

(Com informações da Exame)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias