plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder lidera em todos os cenários para o Governo do Estado, aponta Ibope

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB) lidera as intenções de voto para o Governo do Estado do Pará em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência realizada a pedido da Federação da Agric

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB) lidera as intenções de voto para o Governo do Estado do Pará em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência realizada a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) entre os dias 03 e 09 deste mês. Foram ouvidas 812 pessoas em 43 municípios paraenses. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o protocolo Nº PA-07845/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR-01042/2018.

No primeiro cenário, na qual uma relação de candidatos é apresentada (estimulada), Helder aparece à frente com 36% das intenções de voto; seguido do senador Paulo Rocha (PT), com 14%; vindo na terceira colocação o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) com 9%. A jornalista e apresentadora Ursula Vidal (Rede) aparece na quarta colocação com 7% das menções; vindo em seguida o deputado estadual Sidney Rosa (PSB) com 4% das intenções de voto. Charles Alcântara (sem partido) aparece com 1%. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 19% e 10% estão indecisos ou preferem não responder.

No segundo cenário testado, ainda estimulado, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho é substituído pelo prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB). Ainda assim Helder Barbalho permanece na liderança, com os mesmos 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Paulo Rocha com 15% das menções.

Manoel Pioneiro e Ursula Vidal obtêm 8% das intenções de voto cada, enquanto Sidney Rosa tem 4% e Charles Alcântara é mencionado por 2% dos eleitores. O percentual dos que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para Governador é de 19%, enquanto 8% dos eleitores declaram-se indecisos.

No terceiro e último cenário, sem Zenaldo e Pioneiro, Helder Barbalho mantem-se em primeiro lugar, com os mesmos 36% de intenções de voto. Paulo Rocha é citado por 17% dos eleitores. Ursula Vidal tem 8% das menções, seguida de perto por Márcio Miranda (DEM) com 6%, Sidney Rosa com 5%, ao passo que Charles Alcântara é mencionado por 2% dos entrevistados. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 19%, enquanto os que não sabem o que responder ou não opinam somam 8%.

Nos sete cenários levantados pelo Ibope para o segundo turno Helder também aparece na liderança: Com Charles Alcântara (62% X 17%), com Márcio Miranda (57% X 24%), com Paulo Rocha (52% X 29%), com Sidney Rosa (60% X 22%), com Úrsula Vidal (57% X 25%), com Manoel Pioneiro (60% X 22%) e com Zenaldo Coutinho (56% X 25%)

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados são questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos pré-candidatos, 77% dos eleitores não sabem indicar um nome ou preferem não opinar e 12% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Nesse cenário Helder Barbalho é mencionado por 5% do eleitorado e o atual Governador do Estado, Simão Jatene, por 2%. Márcio Miranda e Edmilson Rodrigues (PSol) são lembrados por 1% dos entrevistados, cada um. Outros pré-candidatos citados com menos de 1% representam 2% das menções.

Independentemente de suas intenções de voto, metade dos eleitores ouvidos acredita que Helder Barbalho será eleito o próximo governador do Pará. Nenhum dos demais possíveis candidatos: Paulo Rocha, Zenaldo Coutinho, Manoel Pioneiro, Ursula Vidal, Márcio Miranda, Charles Alcântara e Sidney Rosa ultrapassam os 7% das menções. Eleitores que não sabem ou não respondem são 28%.

Eleitores que declaram, de maneira espontânea, que poderiam votar em qualquer um dos pré-candidatos são 3% e os que preferem não opinar são 12%. Nesta pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um nome. O levantamento foi feito no momento onde as candidaturas não estão ainda oficialmente formalizadas e os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa.

PARA O SENADO, JADER EM 1° E JATENE EM 2°

O Ibope também testou um possível cenário para a disputa pelas duas vagas ao Senado já que, neste momento também não há nomes formalmente oficializados para o cargo.

Jader Barbalho (MDB) e Simão Jatene (PSDB) têm 30% e 27% das intenções de voto, respectivamente. Também estavam na pesquisa o peessedebista Mario Couto (16%), o petista Zé Geraldo (15%), Ursula Vidal (12%), o democrata Márcio Miranda (10%), Lúcio Vale, do PR (9%), Zequinha Marinho, do PSC (9%), o peessedebista Flexa Ribeiro (8%), Marinor Brito, do PSol (8%), o pessebista Sidney Rosa (7%) e Jarbas Vasconcelos (sem partido) com 4% das menções. Os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 19%. Eleitores indecisos são 16% e são 10% aqueles que citam apenas um candidato.

Na pergunta espontânea para o Senado, os eleitores que não sabem ou preferem não opinar somam 81% das menções, enquanto aqueles que demonstram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 14%. Dentre os possíveis candidatos, Jader Barbalho, Flexa Ribeiro, Mario Couto, Simão Jatene e Paulo Rocha são citados por 1% dos eleitores, cada um. Outros pré-candidatos com menos de 1% somam juntos 5% das menções.

(Luiz Flávio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias