Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Depois de tanta folia, é hora de recuperar o organismo

Quarta-Feira, 14/02/2018, 08:05:51 - Atualizado em 14/02/2018, 08:05:51 Ver comentário(s) A- A+

Depois de tanta folia, é hora de recuperar o organismo (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)
Retomar as atividades físicas também é importante para o corpo. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

O período de Carnaval passou. Foram dias de folia, de chuva e até de poucas horas de sol, em que os foliões enfrentaram o calor nos blocos de rua ou em trios elétricos. 

Depois de tanto lazer, pulando e dançando, e de exceder no consumo de bebidas alcoólicas, agora é hora de descansar e voltar à rotina de atividades físicas e alimentação saudável. 

A orientação é da nutricionista Elisângela Torres, especializada em nutrição clínica. “Sempre digo aos meus pacientes que o essencial é não ingerir bebidas alcoólicas ou, depois desse excesso, evitá-las até que o organismo se desintoxique, o que pode acontecer entre duas a três semanas, através de hidratação e das funções próprias do fígado”, explica.

Segundo Elisângela, não é preciso lançar mão de receitas milagrosas ou detox, apenas moderar o ritmo de consumo alimentar, com a ingestão de bastante líquidos. “Sempre dar preferência a carnes grelhadas, cozidas, frutas e hortaliças, legumes e grãos integrais”, lista.

Retomar a rotina alimentar normal seria, de acordo com a nutricionista, tomar café da manhã, almoçar e jantar normalmente. “Fazer os lanches intermediários só se sentir necessidade. Não tem segredo, é só voltar à rotina alimentar saudável”, frisa Elisângela. 

Para quem exagerou, na bebida alcoólica, a orientação principal é ingerir bastante água. “Pode tomar ainda água de coco para reposição de hidroeletrônicos e de isotônicos - que atuam como repositores”, reitera Elisângela. Ela explica que por causa do excesso de bebidas, as pessoas urinam muito e com isso liberam muitos sais. “Se as pessoas preferirem, podem comer frutas que contenham bastante água, como a melancia, o melão”, finaliza.

EQUILÍBRIO

As irmãs Réa e Raquel Silva, de 46 e de 41 anos respectivamente, dizem que mantiveram o ritmo de alimentação equilibrado no período de Carnaval. “Pra gente, esse período é mais de descanso, então não tivemos exageros na alimentação”, diz Réa. 

DICAS

Evitar álcool 
Agora, é momento de deixar o fígado e os rins se recuperarem da “filtragem” das impurezas dos drinques.

Hidratar
O suor durante a folia, principalmente se você optou por brincar na rua, fez com que a reserva líquida do seu corpo reduzisse em grande quantidade. Beba água e sucos de várias frutas. Além de hidratação, você vai garantir reposição de nutrientes.

Evitar gorduras
Coxinha, empadas, espetinhos (de rua, daquelas com a gordura pingando), salsichões, entre outros salgados deliciosos, estiveram no seu cardápio, não é mesmo? Dê um tempo dessas coisas agora.

Repor nutrientes
Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras, cereais integrais entre outros, devem voltar com força ao seu cardápio diário. Coma bem para repor todos os nutrientes e fibras perdidos durante os dias de curtição.

(Wal Sarges/Diário do Pará)







Comentários