plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder vistoria áreas atingidas por fortes chuvas no Pará

A região sudeste do Pará está sendo castigada por fortes chuvas que estão causando prejuízos para os moradores e cidades. Segundo dados da Defesa Civil, nos últimos 15 anos, o período mais intenso de chuvas tem seu ápice nos meses de março e abril.  Para

A região sudeste do Pará está sendo castigada por fortes chuvas que estão causando prejuízos para os moradores e cidades. Segundo dados da Defesa Civil, nos últimos 15 anos, o período mais intenso de chuvas tem seu ápice nos meses de março e abril.

Para vistoriar a situação, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, junto com a equipe técnica da Defesa Civil, Adelaide Nacif e Daniel Martins, estiveram ontem nas cidades de Xinguara, Conceição do Araguaia e Parauapebas. O deputado federal José Priante e o deputado estadual José Scaf também acompanharam a vistoria.

A agenda começou com uma reunião na Câmara Municipal de Xinguara. No local, o ministro ouviu dos gestores municipais os principais transtornos vividos nas cidades, avaliando os danos e auxiliando nas ações de socorro e assistência. Estiveram presentes os prefeitos das cidades de Rio Maria, Conceição do Araguaia, Sapucaia, Eldorado do Carajás, São Geraldo do Araguaia, Água Azul do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Xinguara.

Segundo Helder, após o recebimento dos projetos que as prefeituras devem apresentar, o próximo passo será o reconhecimento da situação de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para que o Ministério da Integração Nacional disponibilize o recurso necessário às ações. “Fiz questão de estar na região para olhar de perto todos os problemas que estão ocorrendo, para que possamos encontrar soluções o mais rápido possível, garantindo recursos e trazendo tranquilidade às famílias”, disse.

O ministro acrescentou que os trabalhos devem continuar para a reconstrução das áreas atingidas. “Esta reunião possibilita ainda o entrosamento das equipes municipais e da Defesa Civil Nacional, para que estejam trabalhando lado a lado com o objetivo de reconstruir os locais afetados. Essa é a nossa missão, é nossa obrigação”, ressaltou. Além disso, salientou que as outras cidades paraenses que também enfrentarem enchentes devem passar por homologação dos decretos de emergência. Após a reunião na Câmara de Xinguara, o ministro seguiu até as áreas mais atingidas da cidade. Um dos locais visitados foi o bairro Marajoara II, onde uma casa ficou soterrada.

XINGUARA

A região sudeste é onde mais se concentram as ações da Defesa Civil. Em Xinguara, as enchentes provocaram estragos na BR-155, e 160 famílias ficaram alojadas em um ginásio de esportes. “Mais uma vez agradeço ao ministro Helder por essa dedicação e por tantas conquistas garantidas para Xinguara como 400 casas, equipamentos e asfalto”, disse o prefeito Osvaldinho Assunção.

Já em Rio Maria, o nível do rio que tem o nome da cidade aumentou de seis para 9 metros. O prefeito Paulinho Dias disse que a cidade luta para superar essa dificuldade. “Gostaria de agradecer a atenção e dedicação do ministro Helder e dizer que é importante o atendimento emergencial que a Defesa Civil através do Ministério da Integração Nacional tem feito por nossa região”, afirmou.

Locais visitados por Helder foram afetados pela força da água. Ministro também se reuniu com lideranças políticas (Foto: Alex Ribeiro)

Visitas aos municípios

O deputado José Priante citou a mudança positiva na Defesa Civil do Pará. “Antes, a cada episódio de chuva que ocorria, os prefeitos tinham de se deslocar até Brasília com a esperança de serem recebidos por um ministro para ter acesso ao apoio da Defesa Civil, mas hoje o caminho foi inverso”, disse. “Hoje somos nós que recebemos a visita de um ministro trazendo resposta imediata do Governo Federal”, afirmou. “Sempre estamos aqui na região trazendo recursos e, no momento tão delicado como esse, não poderíamos deixar de estar presentes”, comentou José Scaff.

De Xinguara, Helder seguiu para Conceição do Araguaia, que também foi atingida pelas enxurradas, comprometendo cerca de 7 mil quilômetros de estradas vicinais, além da destruição de pontes na zona rural. Ao lado do prefeito da cidade, Jair Martins, Helder vistoriou o bairro Vila da Amizade. “Estamos agilizando para entregar nosso relatório o quanto antes à Defesa Civil e resolver essa triste situação em nosso município”, disse o prefeito.

Helder encerrou a agenda em Parauapebas, onde vistoriou as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas como Riacho Doce e bairro Liberdade. As águas do Rio Parauapebas atingiram 17 km dentro da cidade. Quase duas mil famílias foram atendidas pela Defesa Civil, sendo que 30 foram levadas para o abrigo da prefeitura e as demais foram para a casa de parentes ou amigos. “Da semana que vem em diante, nós vamos iniciar um trabalho para colocar todas as famílias debaixo de um teto”, disse Darci Lermem, prefeito de Parauapebas.

ITAITUBA

Na sexta-feira (16), o ministro Helder estará em Itaituba, sudoeste do Pará, também visitando a região que é atingida por fortes chuvas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias