plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Parque do Belém Porto Futuro  Zenaldo, através da Semma, concedeu licença prévia, com validade de dois anos, para a primeira etapa do Projeto Belém Porto Futuro, lançado por Helder. Um parque urbano, zonas de estacionamento e obras periféricas que atinge

Parque do Belém Porto Futuro

Zenaldo, através da Semma, concedeu licença prévia, com validade de dois anos, para a primeira etapa do Projeto Belém Porto Futuro, lançado por Helder. Um parque urbano, zonas de estacionamento e obras periféricas que atingem a Doca, Marechal Hermes e Rui Barbosa, no Reduto – do Colarinho Branco à sede da Paratur. Obras devem começar em março.

Chefs de Belém na Sapucaí

Com o enredo "Brasil Bom de Boca", a Escola União da Ilha entrará amanhã, na Sapucaí, com a fina flor da gastronomia nacional. A chef Daniela Martins estará no carro dos grandes chefs representando o pai "chef Paulo Martins". E no carro alegórico do cacau, em nome do chocolate Gaudens, os irmãos e chefs Ângela e Fábio Sicilia. Será a terceira escola a desfilar.

Empreendedores de artesanato e agronegócio

O Sebrae no Pará receberá no final de fevereiro uma comitiva da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz – Bolívia (Cainco), em missão de acompanhamento do programa AL-Invest 5.0. O grupo virá para conhecer os resultados do programa no Pará, que beneficia os empreendedores de artesanato e agronegócios. O AL-Invest 5.0 é um dos projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento dos pequenos negócios mais importantes da União Europeia na América Latina e o Sebrae no Pará é uma das poucas entidades brasileiras contempladas.

Ave híbrida ameaçada de extinção

O Dançador de Coroa Dourada, a primeira espécie de ave híbrida da Amazônia e uma das quatro espécies híbridas do mundo, está ameaçado de extinção. A espécie foi reconhecida por meio da parceria, firmada em 2010, entre o Museu Goeldi e a Universidade de Toronto (Canadá). A composição genética do Dançador é rigorosamente intermediária entre o Cabeça de Prata e o Uirapuru-de-chapéu-branco. Ave endêmica do Pará é praticamente restrita a uma grande área onde se localiza um complexo de unidades de conservação que inclui o Parque Nacional do Jamanxim. A equipe brasileira do projeto já auxilia o ICMBio, num plano de ação para a conservação da ave 100% brasileira.


Medicina
Avaliadores do MEC já visitaram Castanhal, Bragança, Abaetetuba e Cametá. No dia 20, será publicado o resultado com os municípios habilitados para abrigar curso de Medicina. Em seguida, as IES e suas mantenedoras participarão do processo licitatório.

Remédio

Fortes rumores: a poderosa rede Drogarias São Paulo teria negociado direto com a Brasil Pharma, herdar todos os pontos comerciais da Big Ben (Pará e Pernambuco) e Santana (Bahia).


Boi
Grupo do Exterior fez proposta para comprar a Fazenda Campo de Boi, do Grupo Marcos Marcelino, em Ipixuna. Aguarda apenas a execução da ordem de desocupação prevista para março.

Lazer

Bernard Teixeira vai inaugurar no dia 3 de março, a Mykonos, uma sofisticada balsa equipada com piscina e um imenso deck festivo. Ficará baseada no Espaço Náutico, ao lado da UFPA, no Guamá.

Hotel

Márcio Bellesi agendou para dezembro que vem, a inauguração do hotel Holiday Inn – República, na Piedade, com 165 apartamentos e heliponto.

Jogo

O projeto de lei para legalizar jogos de azar deve ser aprovado, ainda neste mês, na Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, enviado ao plenário do Senado.

Portugal

De 30 de março a 26 de outubro, o voo da TAP, Belém-Lisboa, em vez dos sábados passará a ser realizado às sextas. A terceira frequência semanal, aos domingos, ficará de 3 de junho a 21 de outubro.

Prazer

Pelo 11º ano consecutivo, Diário e Gestor promoverão o Prêmio Prazer em Trabalhar. A festa será no dia 27 de março, na Estação, onde será apresentado o ranking das 15 melhores empresas para trabalhar no Pará.

Kosher

Éric Levy e Salomão Benmuyal confirmaram para esta quinta, pós-carnaval, a abertura do Empório Kosher, na Serzedelo, devidamente abastecido com o que existe de melhor na gastronomia judaica, inclusive com vinhos. Funcionará também como restaurante.

Tempo

A partir de hoje, este espaço entrará em recesso. Revigorado, retornará na terça, 27 de fevereiro. Tempo necessário para o ócio criativo.

Sal

O Grupo Líder prepara grande festa para inaugurar no dia 22 de maio, o seu lojão no Sal. Com mix completo: supermercado, Magazan, Magazan Casa, Ótica, FarmaLíder e home center.

Office

Concluída a estrutura da torre office do Hospital Porto Quality, na Governador. Em julho, as unidades serão entregues aos seus proprietários para o acabamento interno.

Hospital

O médico e empresário Antônio Dias agendou para inaugurar dentro de um ano, em março de 2019, o moderno e completo Hospital Porto Quality, na Governador.

Fiat

A Invencível fechou a sua loja da Alcindo Cacela, em frente ao "Goeldi". Em busca de reposicionamento de imagem e estrutura, a concessionária Fiat em breve anunciará novo ponto, dentro do padrão da montadora.

Empório

Danúsio Ferreira abriu na Doca com Bernal do Couto, o Empório Belém, com serviço de café da manhã, almoço e jantar. Estacionamento próprio.

Formosa

O lojão do Formosa na Duque vai dobrar de tamanho, ganhando também três pisos de estacionamento. Obra a todo vapor.

Brás

Lojão do Brás, empresa paulista, vai ocupar a estratégica esquina da Loja Visão na João Alfredo. Como o imóvel não pertencia documentalmente a nenhuma empresa do Grupo Visão, pode ser negociado antes da Recuperação Judicial.

"Haidar"

Será nesta quinta a licitação para o serviço de retirada do fundo do rio do navio "Haidar", que naufragou no porto de Vila do Conde. Sete empresas compraram o edital.

Argentina

Em julho, o Aeroporto de Belém deverá ganhar novo voo internacional, agora para Buenos Aires.

Aeroporto

O orçamento da Infraero, neste ano, contempla a troca de forro e telhado do aeroporto de Val-de-Cans. Já são 16 anos desde a última reforma.

Feapa

A Feapa, faculdade do professor Édson Franco que ganhará o seu curso de Direito neste ano, planeja um segundo campus no Maguari.

Veterinária

É um sucesso o curso de Medicina Veterinária da Unama. Uma fazenda em Santo Antônio do Tauá serve de laboratório. E uma clínica para animais de pequeno porte está sendo construída no campus Alcindo Cacela. O curso será lançado também em Marabá, em 2019.

Expansão

Além de Ananindeua, Marabá e Santarém a Unama parte para interiorização no Pará com seus cursos presenciais. Em 2019, inaugura campus em Castanhal (nas dependências do Colégio São José) e Parauapebas.

Direito

Além do Instituto de Ciências Jurídicas, na Senador, a Unama estreou o seu concorrido curso de Direito, nos turnos matutino e vespertino, no campus Alcindo Cacela. No segundo semestre, estreia no campus Ananindeua.

Marca

A marca Unama vai se espalhar por toda a Região Amazônica. Já está presente no Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Pará.

Passeio

A Codem reuniu com os proprietários dos imóveis da Travessa Leão XIII, para tratarem sobre a transformação dos 11 casarios ali existentes em opções como lojas, serviços e gastronomia, para proporcionar o bem-estar, segurança, conforto e lazer para a população de Belém. Será o Passeio Leão XIII. A proposta é uma rua 24 horas e coberta.

Coração

O Hospital Regional de Santarém será a primeira unidade pública de saúde, fora da capital, a ofertar o serviço de cirurgia cardíaca no Pará. A meta é realizar 12 procedimentos por mês.

Noca

Nem só de petiscos vivem as noites da Casa d’Noca. No recém-lançado jantar, de quarta a domingo, uma novidade faz sucesso: a pescada amarela na chapa, com arroz paraense de camarão, jambu e tucupi.

Larger

Produzida com os lúpulos americanos Chinnok e Equinox, a Hoppy Larger é a novidade da Torneira Pai d’Égua, da Amazon Beer. A edição é limitada e estará em cartaz durante todo o carnaval.

Família

O Ibdefam realizará na ESA/OAB, o II Curso de Direito das Famílias. No dia 19 (Bernardo Mendes), dia 20 (Jamille Saraty), dia 26 (Leonardo Pinheiro da Silva), dia 28 (André Beckmann), dia 5 de março (Pedro Pinheiro Neto) e no dia 6 de março (Zeno Veloso e Vivianne Saraiva).

A distância

Com 34 cursos, a Unama lançará no dia 22, a sua nova plataforma de EAD - Ensino a Distância. Às 18h, no auditório David Mufarrej, o diretor de EAD do Grupo SER Educacional, Enzo Moreira, apresentará a nova ferramenta à comunidade acadêmica.

Mariza

O Grupo Mais, holding que detém as marcas Mariza Alimentos, C5 Logística e Amazon Flex (fábrica de embalagens), agora é atendido pela CA Comunicação. A Mariza, a partir da nova fábrica no Sul, começou a produzir frutas em calda, geleias e toda a linha de conservas.

Visitação

Nesta quinta, em comemoração aos seus 140 anos, o Theatro da Paz iniciará o projeto Portas Abertas, uma sequência de visitas guiadas, gratuitamente, com várias sessões diárias. Até o dia 27.

Curso

O MEC reconheceu os cursos de Engenharia de Produção, da Famaz; de Engenharia Ferroviária e Logística, da UFPA Belém, e de Artes Visuais, da Unifesspa Marabá.

Balé

O Balé Bolshoi retorna aos cinemas UCI no Bosque Grão-Pará com a espetacular temporada 2017-2018, exibindo mais cinco clássicos da companhia russa. "O Corsário", "A Dama das Camélias", "Romeu e Julieta", "Giselle" e "As Chamas de Paris" serão apresentados em alta definição, sempre aos sábados.

Carro

Em janeiro, a venda de veículos cresceu 12% no Pará, na comparação com janeiro de 2017. Foram emplacados 2.958 automóveis e comerciais leves, representando um aumento de 30,6%. Porém, moto foi o veículo mais comercializado, respondendo por 59% do total de vendas.

Atacarejo

O recuo nas operações da Yamada abriu espaços para que redes de supermercados, que só atuavam na periferia, focassem agora o centro da cidade. Um novo atacarejo vai ocupar o antigo ponto da Eurocarr, na Senador. Imóvel pertencente ao empresário Josiel Martins.

EM ALTA

Voo
Apesar do dilúvio, a aviação não reclamou mais da pista de Val-de-Cans.

Ouro
O aeroshopping de Val-de-Cans ganhará uma refinaria de ouro de empresa belga.

Tecnologia
Google Maps mostra blocos de Carnaval no Rio e em São Paulo.

EM BAIXA

Estação
Inúmeros quiosques de artesanato no térreo acabaram com as lojas no mezanino da Estação. Estão fechan

Grão
As chuvas intensas e a precariedade da BR-163 vão afetar a exportação de grãos pelo porto de Vila do Conde.

Supermercado
Muitos querem, mas ninguém consegue emplacar no antigo ponto da Yamada, no Jurunas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias