plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estrela Azul 2018: o melhor da gastronomia está de volta

Incentivar a gastronomia, reconhecendo e premiando os estabelecimentos que elaboram e servem a melhor comida e bebida em Belém. Esse é o mote do Troféu Estrela Azul, que chega à sua segunda edição em 2018. A premiação começa a partir dos votos de 16 perso

Incentivar a gastronomia, reconhecendo e premiando os estabelecimentos que elaboram e servem a melhor comida e bebida em Belém. Esse é o mote do Troféu Estrela Azul, que chega à sua segunda edição em 2018. A premiação começa a partir dos votos de 16 personalidades da capital paraense. Será elaborado um ranking gastronômico, onde todos os jurados, de acordo com seu gosto pessoal, indicam seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias (veja no box), que vão desde hamburgueria, passando pelo açaí, italiano e japonês, peixaria, tira-gostos, sorvetes, entre outros.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”. Os segundos e terceiros colocados receberão certificados e todos os finalistas receberão o Selo Azul que será colocado nos estabelecimentos como uma espécie de selo de qualidade. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.

(Foto: Wagner Santana)

Os estabelecimentos finalistas são divulgados em fascículos encartados no DIÁRIO. Depois, no dia da premiação, será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2018” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados, com destaque especial para o campeão de cada categoria, que terá espaço exclusivo na publicação,revelando um pouco de sua trajetória.

JURADOS

A fase atual do projeto é a de coleta dos votos dos jurados. Depois, serão publicados os fascículos com os indicados e, posteriormente, o Guia de Bolso com os campeões e todos os finalistas, que será lançado no dia da premiação, prevista para maio. A 1ª edição da premiação ocorreu no dia 28 de março de 2017.

Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do DIÁRIO, ressalta que em todos os seus projetos a RBA procura valorizar, promover e fortalecer a regionalidade. “A gastronomia paraense é cultural e se tornou uma das nossas marcas mais fortes aqui e lá fora. Nossos pratos e ingredientes e a maneira como são feitos são destaque em qualquer lugar do mundo e isso precisa ser mostrado. Valorizar não apenas a comida, mas quem a elabora e prepara”, destaca.

Jader lembra que o Pará sempre criou e formou chefs talentosos que se formaram em restaurantes fantásticos espalhados não só na capital, mas pelo interior do Estado. “Até o ano passado não tínhamos nenhuma premiação que reconhecesse e premiasse esse potencial. Começamos em 2014 com o projeto Passaporte Belém a mudar essa realidade”, afirma. “Hoje temos essa premiação, que, sem dúvida, é a mais importante e prestigiada do Pará e que movimenta o segmento por todo o ano”, destaca.

(Foto: reprodução)

Projetos reconhecem a importância da gastronomia

A premiação é uma consequência do projeto “Passaporte Belém”, iniciativa inédita do DIÁRIO que começou em 2014, com a proposta de oferecer um guia sobre os ‘tesouros’ e experiências de Belém, para estimular a integração de moradores e visitantes com a cidade e suas atrações.Com dicas dos colunistas Mauro Bonna, Rejane Barros e Alda Dantas, a série “Passaporte Belém, 100 Coisas para Fazer Aqui” foi baseada nos cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, tato e olfato – apresentando-se em duas versões: série de suplementos e guia de bolso.

Em 2015, o Passaporte Belém ganhou uma nova versão. A partir das experiências de quatro experts da noite, foi desenvolvida a série, “Passaporte Belém by Night - 80 Coisas para Fazer Aqui”, dessa vez tomando por base a visão, a audição e o paladar, sob a perspectiva da vida noturna da capital paraense.

PASSAPORTE

Com dicas do barman Armando Costa, da jornalista Esperança Bessa, do colunista Janjo Proença e do DJ Paulinho Fidalgo, a publicação proporcionou novas experiências e percepções sobre a cidade, dando origem a cinco fascículos e um exclusivo guia noturno de Belém.

Em 2016, o sucesso das edições anteriores impulsionou uma nova versão do projeto, sendo criado o “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia”. Com indicação de 16 personalidades da capital paraense foi formatado um ranking gastronômico com 23 categorias e 129 indicados.

Para prestigiar o setor, o DIÁRIO promoveu uma inédita premiação aos campeões de cada categoria, que receberam pela primeira vez o Troféu Estrela Azul. O “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia” foi divulgado numa série de cinco suplementos e em guia de bolso com todos os indicados, dando destaque para o campeão de cada categoria.

No segundo semestre do ano passado, foi lançado o Festival Gastronômico Estrela Azul, sucesso de público, que ocorreu entre os dias 19 de outubro a 12 de novembro e que marcou mais uma iniciativa inédita promovida pelo DIÁRIO em favor do segmento.

O festival reuniu alguns dos restaurantes que foram premiados com o Troféu Estrela Azul, além de outros estabelecimentos indicados pelos internautas em votação exclusiva no DOL, que produziram um cardápio exclusivo com entrada, prato principal e sobremesa disponível para os clientes no período do festival pelo valor de R$ 49,90.

O evento que começou com 21 restaurantes e terminou com 24, que disseminaram a boa gastronomia, atraindo novos clientes e proporcionando ao público a oportunidade de experimentar as delícias de elegantes restaurantes de Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias