plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Promotores são contra antecipar eleição no MP

Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), entidade de classe que congrega os promotores do Estado, divulgou nota pública, ontem, condenando a alteração do calendário eleitoral para eleições de Procurador-Geral de Justiça do Estado (biêni

Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), entidade de classe que congrega os promotores do Estado, divulgou nota pública, ontem, condenando a alteração do calendário eleitoral para eleições de Procurador-Geral de Justiça do Estado (biênio 2019/2020). A proposta foi apresentada pelo atual procurador-geral, Gilberto Valente Martins, e antecipa o pleito de março de 2019 para dezembro deste ano.

O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) recebeu terça-feira da semana passada proposta de Martins, que muda as datas do processo eleitoral para a formação da lista tríplice para a nomeação do Procurador-Geral de Justiça.

A proposta de Martins restabelece a primeira quinzena de dezembro para a eleição. A justificativa é que o prazo fixado na lei atual (45 dias) é curto para que ocorra a transição de gestão.

A nota da associação, presidida pelo promotor Manoel Murrieta, lembra que a Lei Orgânica do MP-PA estabelece que a eleição realizar-se-á entre 30 e 45 dias antes do término do mandato em curso ou dentro do prazo de 60 dias a contar da vacância. A entidade posiciona-se contrária a alteração, por considerar “que o prazo de 45 dias é suficiente para a transmissão do cargo”.

INTERESSE PESSOAL

A proposta de Gilberto Martins caiu como uma bomba dentro do Ministério Público e foi considerada, no mínimo, casuística, tendo em vista que, segundo promotores ouvidos pelo DIÁRIO, visa apenas a atender os interesses pessoais do atual procurador em permanecer no cargo. Martins foi o segundo colocado na lista tríplice na eleição de 2017, ainda assim, foi nomeado pelo governador Simão Jatene.

“Se as eleições forem antecipadas para dezembro será o próprio governador que nomeará o próximo PGJ, e ele (Jatene) já nomeou o Gilberto para seu primeiro mandato...”, disse um promotor revoltado com a situação, mas que preferiu se manter no anonimato. Segundo ele, “o atual procurador e o grupo que comanda o órgão hoje querem evitar, de qualquer maneira, que o próximo governador escolha o próximo procurador-geral”.

OUTRO LADO

A Assessoria de Comunicação do Ministério Público informa que o Procurador-Geral de Justiça está em reunião fora do Estado e que, por conta disso, “no momento, não tem como se posicionar sobre o assunto”.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias