plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Médicos da UPA-Icoaraci denunciam perseguição da prefeitura de Belém

A UPA de Icoaraci não tem mais as mínimas condições de atender a população. Quem diz são os próprios médicos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento de um dos distritos mais populosos da capital. Um grupo de médicos entrou em contato com o DOL, de

A UPA de Icoaraci não tem mais as mínimas condições de atender a população. Quem diz são os próprios médicos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento de um dos distritos mais populosos da capital.

Um grupo de médicos entrou em contato com o DOL, denunciando a situação deplorável que se encontra a unidade. De acordo com os profissionais, a prefeitura de Belém não está cumprindo com suas obrigações, o que se reflete em falta de medicamentos, equipamentos, estrutura física e constantes demissões de profissionais da medicina. Em algumas fotos (abaixo) enviadas pelos médicos exclusivamente ao DOL, é possível ter uma ideia da situação da unidade; goteiras sendo aparadas por baldes e radiografias, equipamentos destruídos, macas quebradas e até baratas tomam conta do local.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E TRABALHO PRECÁRIO

De acordo com a advogada Valéria Pina, representante da ADEF (Associação em Defesa dos Direitos do Cidadão), um grupo de médicos procurou a associação para denunciar o caso. “Os médicos estão de mãos atadas, pois não há a mínima estrutura para o atendimento. O poder público persegue os profissionais que querem mudar a lamentável situação da saúde paraense.

Os médicos preferem não se identificar por receio de retaliações como afastamento ou até mesmo demissões. De acordo com os denunciantes, uma médica da unidade foi afastada de seu plantão na manhã desta terça-feira (30), após reclamar das condições de trabalho no local. Ela não foi a primeira afastada por perseguição política, informam os médicos, que acusam Luiz Lavor, diretor técnico da unidade, de ser apadrinhado político do prefeito.

“Estamos sendo perseguidos politicamente. Hoje mais uma médica foi afastada por ordem deste diretor técnico, que, pelo menos na lei, não tem competência para afastar médico; mas como é apadrinhado político do prefeito Zenaldo, mandou o diretor clínico afastar a profissional após ela reclamar do atraso de pagamentos”, conta um médico que trabalha no local diariamente.

Faltam até mesmo os medicamentos mais simples na unidade (Via Whatsapp)


Com a chegada do período de chuvas, as baratas infestam toda a unidade (Via Whatsapp)

Existem muitas goteiras por toda a UPA-Icoaraci. Os profissionais improvisam baldes e até mesmo radiografias para aparar a água (Via Whatsapp)

PREFEITURA QUER ECONOMIZAR NA SAÚDE

Desde novembro do ano passado o quadro da upa tem sido reduzido. Segundo os médicos, tudo se tratou de uma estratégia da prefeitura de Belém para economizar pagamentos de 13º salário e outros benefícios de final de ano. Conforme os denunciantes, a prefeitura havia se comprometido a restabelecer o quadro a partir de janeiro, mas o que aconteceu foi o inverso: os profissionais estão tendo que trabalhar mais – para cobrir os colegas afastados – e sem nenhuma estrutura.

“Chegamos ao ponto de ter que pedir para os pacientes comprar a medicação que deveríamos fornecer. E o pior é que a população nos responsabiliza pela situação, mas somos vítimas de um governo inoperante”, lamenta uma das médicas ouvidas pelo DOL.

Os médicos informam ainda, que se a situação permanecer insustentável, uma paralisação da categoria não está descartada.

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Belém, que não atendeu as ligações. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que não procedem as denúncias sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci. A UPA está com estoque normal de materiais e medicamentos e está passando por manutenção predial.

Quanto à equipe médica, a Sesma ressalta que a mesma está completa para o porte da unidade, o que significa que a cada plantão são três clínicos na porta, dois pediatras, dentistas, traumatologistas, mais um clínico para os pacientes da observação, além dos médicos da unidade de reanimação.

(Igor Wilson)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias