plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Frente de posto de saúde é imagem do descaso de Belém

Em condições contraditórias a um ambiente cujo objetivo é cuidar da saúde da população, a Unidade de Saúde Básica da Pedreira, localizada na avenida Pedro Miranda, divide seu espaço com valas alagadas que invadem a pista e amontoados de lixo, que entopem

Em condições contraditórias a um ambiente cujo objetivo é cuidar da saúde da população, a Unidade de Saúde Básica da Pedreira, localizada na avenida Pedro Miranda, divide seu espaço com valas alagadas que invadem a pista e amontoados de lixo, que entopem bueiros e pioram a situação. Quando chove, usuários reclamam que é quase impossível ter acesso ao centro.

“É sempre desse jeito, e não só aqui na frente, mas em todo o entorno”, critica a confeiteira e estudante Tamara Freitas, 40. “Lixo acumulado, sujeira em toda parte, rato, mosquito. E tudo perto de um posto de saúde. A dengue tá solta, e aí?”, questiona a moradora. A diarista Cristiane Cunha, 46, também acha a situação perigosa. “É muito arriscado. Onde já se viu água parada perto de um posto? E não é só aqui que tá assim, é na Pedreira inteira”, reforça a usuária da unidade.

Pedestres, para atravessar a pista, precisam saltar por cima das poças, para não se molharem. Os bueiros não têm qualquer grade ou proteção, o que facilita a entrada de lixo que enche e entope vários deles.

DENÚNCIA

Para o clínico do centro e especialista em saúde pública, Fernando Leite, as principais causas do problema são duas: falta de saneamento básico e de educação da população. “A Prefeitura não faz saneamento básico nessa cidade porque não dá voto. São obras que ficam debaixo da terra e que o povo não vê”, denuncia o médico.

Outro ponto levantado pelo profissional de saúde é a falta de conscientização do povo, que, segundo ele, continua jogando lixo na rua de forma irresponsável, terminando por entupir bueiros e esgotos. “Mas isso também é responsabilidade dos governantes, que não investem em educação e conscientização. O dinheiro vai pra outro lugar e o povo fica escravo da corrupção”, argumenta Leite.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), esclarece que a coleta do lixo domiciliar ao longo da Avenida Pedro Miranda é feita diariamente. O órgão informou ainda que realizou limpeza recente na rede de drenagem no entorno da Unidade de Saúde e vai realizar novamente esse serviço até o final desta semana.

(Arthur Medeiros)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias