plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Janelas abertas ou ar condicionado ligado? O que gasta mais combustível?

Mesmo em periodo chuvoso, as altas temperaturas seguem em Belém e Região Metropolitana. Para os condutores, um questionamento comum se mantém: o que gasta menos combustível? Janelas abertas ou ar-condicionado ligado? Se você deixa as janelas abertas, fiq

Mesmo em periodo chuvoso, as altas temperaturas seguem em Belém e Região Metropolitana. Para os condutores, um questionamento comum se mantém: o que gasta menos combustível? Janelas abertas ou ar-condicionado ligado?

Se você deixa as janelas abertas, fique sabendo que esta não é a melhor alterntiva. Isso mesmo! Segundo estudo realizado pela Sociedade de Engenharia Automativa (SAE), nos EUA, dirigir com o ar-condicionado ligado é a melhor maneira de economizar combustível. Mas em alguns casos pode não ser a opção mais indicada.

“Há dois fatores que devem ser considerados ao abordar esse assunto, primeiro: à forma de funcionamento do compressor de ar no veículo e a quantidade a mais de combustível que o motor precisa para operar e o segundo seria conhecido como arrasto”, explica Rodrigo Mourad, sócio-fundador da Cobli – startup especializada em rastreamento veicular, telemetria e controle de frotas.

O arrasto é a resistência que o carro e todos os objetos em movimento encontram quando se deslocam pelo ar a qualquer velocidade. “Se você já colocou sua mão para fora da janela de um carro em movimento, sentiu o que é essa “resistência”, exemplifica Mourad.

Hoje praticamente todos os carros são projetados para serem aerodinâmicos, ou seja, foram construídos para “passar” pelo ar com o mínimo de “atrito” possível. Porém, isso é afetado quando os veículos andam com os vidros abertos, pois o ar entra pelas janelas e causa uma maior resistência.

ENTENDA

“Para entender de forma prática, pense no veículo como um paraquedas. Quando um paraquedista abre o equipamento ele “segura” o ar, o que causa arrasto o suficiente para diminuir a velocidade da queda e permitir o pouso com segurança. Ao contrário dos paraquedistas, motoristas e empresas que possuem frotas definitivamente não querem que isso aconteça com o carro, porque faz com que o motor trabalhe mais para conseguir que o veículo se mantenha na mesma velocidade ou até acelere”, completa o empreendedor.

A pesquisa realizada pela SAE aconteceu no túnel de vento da General Motors e demonstra esse “fenômeno”. Nela foram usados deslocamentos de ar frontal e lateral, para simular vento cruzado e indicou que ao dirigir a velocidades superiores a 80 km/h com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível de até 20%, número superior se comparado ao gasto relacionado ao uso do ar-condicionado. Segundo os especialistas, o consumo de combustível seria cerca de 10% maior por conta da força do motor para ligar o compressor do ar.

E NO DIA-DIA?

“Quanto menor a velocidade, menor a influência da resistência do ar. Então se o veículo trafega pela cidade, por exemplo, é mais eficiente dirigir com as janelas abertas, pois o atrito com o ar quase não afetará o consumo” diz Mourad.

Outro ponto que deve ser analisado é que quando o automóvel está mais devagar o motor entrega menos potência, isso significa que ele teria que trabalhar muito mais para alimentar acessórios como o compressor de ar.

Usando os estudos como base, Rodrigo recomenda “Nas estradas, em velocidades mais altas, ligue o ar. Se estiver na cidade, em menor velocidade, abaixe as janelas. Mas sempre com segurança!”

(Com informações da Cobli Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias