plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jovem morre na prisão com suspeita de meningite

Luiz Brener Alfaia Pena, 18 anos, cumpria pena na Central de Triagem da Cremação, em Belém, sob a acusação de assalto. Mas ele cumpriu muito pouco da pena. É que ele morreu dentro do local supostamente após contrair meningite, mesmo sendo custodiado pelo

Luiz Brener Alfaia Pena, 18 anos, cumpria pena na Central de Triagem da Cremação, em Belém, sob a acusação de assalto. Mas ele cumpriu muito pouco da pena. É que ele morreu dentro do local supostamente após contrair meningite, mesmo sendo custodiado pelo Estado. O caso aconteceu na madrugada de ontem e a família acusa o descaso da direção da unidade, que não deu atenção ao jovem, mesmo com as crises sofrida por ele.

Segundo o advogado criminalista Eugênio dos Santos, que representava o jovem legalmente, seu cliente teve três crises em decorrência da meningite dentro da cela. Ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não identificaram a doença, o que o profissional classifica como omissão de socorro. “É negligência porque o rapaz estava com grave crise e os atendentes do Samu nem o examinaram direito”, disse o advogado.

PROCESSO

A quarta crise de Luiz Brener Alfaia Pena culminou que ele fosse encaminhado ao Hospital Pronto-Socorro Mário Pinotti (HPSM da 14), mas o detento já chegou sem vida. “Ele poderia ter se salvado se os médicos do Samu tivessem examinado ele melhor e encaminhado para o hospital na primeira crise que Luiz teve dentro da cela”, enfatiza o advogado. A situação motivou os familiares do detento a entrarem com um processo contra o Samu (que é administrado pela Prefeitura), por omissão de socorro, e o Estado, sob a acusação de negligência.

O advogado também solicitou à Justiça a abertura de inquérito administrativo contra a Susipe. “Ele contraiu essa doença dentro da Central de Triagem, já que ela é contagiosa. Lá tem superlotação e os presos estão expostos às piores situações, principalmente de falta de higiene”, acusou Eugênio.

RESPOSTA

Em nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirma a morte do detento. Ele teria passado mal e foi encaminhado para o Hospital Municipal Mário Pinotti, mas teve uma parada cardíaca ainda dentro da ambulância do SAMU Ainda de acordo com a nota, a causa da morte deve ser confirmada somente após a necropsia do corpo realizada pelo Instituto Médico Legal (IML).

(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias