plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Redobre os cuidados com o seu animal no período chuvoso

Que o período chuvoso é propício para a proliferação de algumas doenças na população não é uma novidade. Mas, o que muitas pessoas não se atentam é que os animais domésticos também ficam vulneráveis a vários males decorrentes das mudanças de temperatura e

Que o período chuvoso é propício para a proliferação de algumas doenças na população não é uma novidade. Mas, o que muitas pessoas não se atentam é que os animais domésticos também ficam vulneráveis a vários males decorrentes das mudanças de temperatura e alagamentos causados pela chuva. A médica veterinária Andressa Leitão afirma que muitos problemas podem ser evitados por meio da imunização. “Tem muita vacina que vai além da antirrábica e que é muito importante para a proteção animal”, diz (veja mais no box ao lado).

Ela orienta que alguns cuidados básicos precisam ser redobrados quando esse período se aproxima. “Manter a higiene básica do animal e ficar atento ao passeio. Não deixar que ele tenha contato com locais alagados e enchentes e, principalmente, com o lixo e os materiais que são trazidos do transbordo de bueiros ou fossas”, aconselha. Andressa também esclarece que os próprios donos podem servir de veículo para doenças quando chegam em casa depois de ter pisado em ambientes alagados e sujos e trazem isso para dentro do ambiente doméstico nos sapatos ou nas roupas.

“Aí o animal entra em contato com isso e fica exposto. O risco é menor que o contato direto, claro, mas ele existe”, explica. O administrador Ronaldo Cavalcante, 45, tem uma pequena cadela chamada Amora, de apenas 6 meses. Atualmente, ela é o único animal de estimação da casa, mas Cavalcante já criou vários outros e garante: toma todas as precauções para manter a saúde do animal e dos que interagem com ele em dia.

Cuidados simples ajudam a garantir a saúde dos animais (Foto: Rogério Uchôa/Diário do Pará)

VACINAS

“Desde que chegou em casa, a minha maior preocupação foi fazer ela tomar todas as vacinas. É isso que protege o animal e, se protege o animal, protege todo mundo, porque somos nós humanos que estamos em contato constante com ela”, relata. De acordo com Ronaldo, Amora recebe muito amor e cuidado.

“Nessa época de chuva sempre mantenho o banho dela em dia e a trago regularmente para o veterinário. Também preservo ela de alguns lugares que têm lixo e sujeira”, comenta. Na casa da contadora Cristina Bastos, 47, não é diferente. Cada um dos seus quatro cachorros tem seu próprio compartimento, com camas e cobertores individuais.

Os quatro estão vacinados, tomam remédio e vitaminas e nunca pegam chuva. Ao quintal da residência, eles não têm acesso e não andam muito na rua. Comer comida do chão, nem pensar! “É preciso ter cuidado, não só nesse período de chuva, mas em qualquer período”.

Andressa orienta que os principais sintomas de que pode haver algum problema são a falta de apetite, vômito, febre e diarreia. “Esses são sinais claros de que algo está errado e de que o tutor precisa procurar orientação veterinária e atendimento imediatamente”, recomenda. A especialista também alerta que algumas doenças, como a própria leptospirose e giardíase, podem ser transmitidos do animal para os humanos.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias