plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha Janeiro Branco alerta sobre saúde mental em Belém

Para sensibilizar a sociedade civil, entidade e autoridades públicas, sobre os cuidados com a Saúde Mental, cerca de 300 pessoas estarão juntas, na mobilização Janeiro Branco, em Belém. A campanha, que já sendo realizada desde o início do ano, brinda o su

Para sensibilizar a sociedade civil, entidade e autoridades públicas, sobre os cuidados com a Saúde Mental, cerca de 300 pessoas estarão juntas, na mobilização Janeiro Branco, em Belém. A campanha, que já sendo realizada desde o início do ano, brinda o sucesso das rodas de conversas, palestras e mini cursos, com a grande ação voltada à toda comunidade, amanhã, a partir das 9h, na Praça da República. "Cuidar da mente, é cuidar da vida", é o tema deste ano.

O alerta aos cuidados com os transtornos de ansiedade, depressão, e, principalmente, com o suicídio, faz parte da campanha Nacional, criada em 2014, tendo Minas Gerais, como capital pioneira. Em Belém, as ações estão sendo organizadas por um grupo de profissionais ligados à área de saúde, com a coordenação do Viva Espaço Terapêutico, e apoio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-Pa).

Para a psicóloga Flávia Vieira Tavares, os problemas mentais devem ser tratados o quanto antes, para que o pior não aconteça com quem passa pelo transtorno. "A sociedade vem, a cada dia, se tornando ansiosa. Assim, adoecendo as mentes, e, tendo a necessidade de um tratamento, seja público ou não", observa a coordenadora. A especialista alerta que a campanha busca também, provocar os governantes para inserir políticas públicas relacionadas ao tema, no atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alerta

Dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS) apontam que, as doenças emocionais estão cada vez mais evidentes na sociedade, chamando atenção para algumas fases da vida. Em setembro de 2017, uma pesquisa do órgão mostra que, a cada seis meses, a média de suicídio no Brasil é de 8 mortes para cada 100 mil habitantes. Isso, apenas entre idosos com mais de 70 anos.

Além desta estatística, o MS chama a atenção para o elevado índice de suicídio entre jovens, principalmente do sexo masculino e indígenas. A orientação da coordenação do Programa de Saúde Mental da autarquia acredita que o mapeamento, deva orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no Brasil, que ganha fôlego a partir de campanhas de conscientização como o Janeiro Branco. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), com ações ligadas ao tema é de que em 2020, as mortes por suicídios caiam em até 10%.

Programação

O evento irá acontecer através de espaços dinâmicos, a partir das 9h. A programação inicia como uma ao redor da Praça da República e, em seguida, segue com as atividades como Yoga para iniciantes, oficinas artísticas para crianças, ginástica ao ar livre, danças e rodas de conversas psicoeducativas.

"Nosso objetivo é promover o bem estar coletivo, reforçando a importância do debate e do conhecimento da saúde mental. Chamamos todos para entrar nesta luta com a gente", convida Flávia Tavares. A campanha também desmistifica os conceitos e tabus até hoje instalados em na sociedade sobre os males da mente. "Não somos constituídos de carne e osso, somos seres pensantes, com sentimentos e emoções", finaliza a psicóloga.

(Roberta Paraense)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias