plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader e Helder garantem recursos para recuperar a orla de Bragança

Durante encontro com o presidente Michel Temer, em junho do ano passado, o senador Jader Barbalho (PMDB) oficializou, junto à Presidência da República, pedido de 100 milhões de reais de recursos federais para ações da Defesa Civil e apoio a obras de preve

Durante encontro com o presidente Michel Temer, em junho do ano passado, o senador Jader Barbalho (PMDB) oficializou, junto à Presidência da República, pedido de 100 milhões de reais de recursos federais para ações da Defesa Civil e apoio a obras de prevenção de desastres no Brasil. Ontem, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, anunciou a liberação de mais de 9 milhões de reais para as obras de prevenção e infraestrutura pública na praia de Ajuruteua, a 36 quilômetros do município de Bragança, que estava incluída no pedido do senador paraense ao presidente da República e também registrada no Ministério de Integração, na Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Em visita a Bragança, no ano passado, Jader e Helder se comprometeram com a população de resolver o problema que atinge todo o município: a erosão marítima que já destruiu grande parte das construções em Ajuruteua. Com a erosão em ritmo acelerado, que já chega a 30 metros em alguns locais, a praia, com 2,5 quilômetros de extensão, está irreconhecível. Ajuruteua é um dos locais que compõem o mapa dos mais importantes destinos turísticos do Pará. A preocupação da população é grande porque o turismo é o principal item da economia local.

O setor hoteleiro, bares e restaurantes já sentem os prejuízos causados pelo avanço do mar na praia e isso tem efeito no número de empregos no município. O empresariado local diz que a situação requer urgência. Com casas e comércios destruídos, muitos moradores tiveram de ser removidos para outras áreas. A proposta é construir estruturas de arrimo semelhantes a de projetos já executados na Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Esses projetos foram financiados pelo Ministério da Integração Nacional, que entre suas atribuições está a de socorrer municípios afetados por erosões marítimas.

A praia de Ajuruteua, após o processo de erosão (Foto: José Clemente Schwartz)

PROMESSA CUMPRIDA

“É uma prioridade do poder público salvar a praia de Ajuruteua, uma das mais belas do Brasil. Eu havia me comprometido com a população durante uma visita que fiz a Bragança, acompanhando o ministro Helder Barbalho, e agora nós estamos anunciando que os recursos estão empenhados e logo serão liberados para que o povo de Bragança possa respirar aliviado porque a praia de Ajuruteua estará recebendo todos os cuidados que merece”, disse o senador. Lembrou ainda que durante o seu primeiro governo construiu a rodovia PA-458, com 36 quilômetros de extensão, ligando Bragança a Ajuruteua. Jader levou também energia elétrica e água tratada para toda a região nordeste do Pará.

A partir de agora, com os recursos empenhados, o Ministério da Integração vai enviar ofícios à Prefeitura e à Câmara Municipal de Bragança, e à Defesa Civil local, autorizando a licitação para a realização das obras necessárias.



(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias