plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vila do Conde celebra o primeiro Círio do ano

“Esse é o primeiro círio do ano”. É com essa expressão cheia de orgulho que a maioria dos devotos que participa do Círio de Bom Jesus dos Navegantes apresenta a procissão para quem busca mais informações sobre a festividade, realizada na manhã de ontem, e

“Esse é o primeiro círio do ano”. É com essa expressão cheia de orgulho que a maioria dos devotos que participa do Círio de Bom Jesus dos Navegantes apresenta a procissão para quem busca mais informações sobre a festividade, realizada na manhã de ontem, em Vila do Conde, Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.
O Círio centenário reuniu fiéis de diversas comunidades de Barcarena e de Abaetetuba, de onde retorna a imagem peregrina de Bom Jesus logo na madrugada de ontem, após dois meses em peregrinação no município vizinho. “É um momento especial para que as comunidades sejam evangelizadas, visitadas e se confraternizem”, destaca o padre João Alves.

No percurso, da Comunidade Cristo Rei, no Distrito Industrial, até a Igreja Matriz de São João Batista, são prestadas várias homenagens, mas uma especial, foi realizada pela primeira vez. “Esse ano preparamos outro andor, com a imagem de Santa Maria, para receber seu filho Jesus”, conta Ivete dos Anjos, que integra a coordenação
da festividade.

“Essa é uma procissão muito antiga, que começou pelos rios. Hoje é pela estrada, mas a gente sempre pede a proteção dos pescadores, dos ribeirinhos e de toda a população de Vila do Conde”, conta a coordenadora. Irmão de Ivete, Gilson dos Anjos teve a missão de ser o juiz do mastro, que anuncia o início do Círio.

EVANGELIZAÇÃO

“É um momento de evangelização. Nós reunimos toda a nossa família em torno do mastro e todos queriam fazer o melhor. Isso também serve para inspirar outras famílias a receberem essa função nos outros anos”, explica. Outra curiosidade é que o mastro é todo enfeitado com frutas, uma tradição antiga das primeiras procissões, quando cada participante levava algo de sua plantação para decorar o objeto que também vai marcar o encerramento da festa, com a derrubada do mastro.

A Festividade começa dois meses antes, quando a imagem peregrina de Bom Jesus sai da Igreja Matriz, em Vila do Conde, para o município vizinho de Abaetetuba, onde são realizadas várias visitas comunitárias, inclusive em ilhas. Os organizadores aproveitam para arrecadar donativos e prêmios para os eventos da programação, que segue até o próximo dia 21. Durante esse período, são realizadas novenas diárias, às 19h, na Igreja Matriz de Vila do Conde, que foi construída pelos jesuítas em 1654

SERVIÇO

Festividade de Bom Jesus dos Navegantes
Onde: na Igreja Matriz de São João Batista, em Vila do Conde, Barcarena-PA
Quando: até 21/01
Novenas diárias às 19h e missa de encerramento às 10h, no dia 21/01

(Luiz Octávio Lucas/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias