plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Fotografia de Ney Marcondes, fotojornalista do DIÁRIO, vence concurso nacional da Canon

Com uma trajetória de 38 anos na fotografia, começando pelos fotolitos para capas de LPs até uma recente premiação pelo site russo 35Photo, Ney Marcondes acaba de conquistar o 1º lugar do concurso “Olhares Inspiradores”, da Canon. Nascido em São Paulo e r

Com uma trajetória de 38 anos na fotografia, começando pelos fotolitos para capas de LPs até uma recente premiação pelo site russo 35Photo, Ney Marcondes acaba de conquistar o 1º lugar do concurso “Olhares Inspiradores”, da Canon. Nascido em São Paulo e radicado no Pará há 15 anos, seu trabalho tem muito da região amazônica, passando por seus moradores, seu cotidiano, suas manifestações culturais e também pelas belezas naturais, como mostra a foto vencedora do concurso, intitulada “Reflexos ou Reflexões”.

A imagem mostra uma árvore solitária, destacada em meio a uma forte neblina, causando a ilusão de estar refletida sobre águas tranquilas. Concorrendo com quase três mil inscritos, Marcondes conta que sua escolha foi certeira por acreditar que a fotografia dialogava muito bem com o tema do concurso, dividido em dez etapas independentes, cada uma com um tema. “Reflexos e Reflexões” venceu a 10ª etapa, sob o tema “Um Outro Lugar”, na categoria “Compactas/Eos Aps-C”, uma referência ao tipo de câmera utilizada.

“Eu cheguei a me inscrever em outro tema, foram vários ao longo do ano [de 2017]”, lembra Marcondes. Quando chegou o último, coincidiu de a esposa do fotógrafo querer uma imagem dele para ampliar e colocar em uma das paredes da casa. “Eu estava com essa em mente, e quando vi o tema, achei que casava bem. Ela não te dá um lugar específico, ela pode ser uma árvore de qualquer canto, ela é ‘um outro lugar’”. Por ser certeira, ele inscreveu apenas esta ao invés de três, como o concurso permitia. “Ela já dizia tudo”, afirma.

A premiação tem um gostinho a mais por resultar de uma avaliação não só da composição da fotografia, mas também de sua qualidade técnica, feita por gente de alto nível, como Araquém Alcântara, um dos fotógrafos de natureza mais reconhecidos no mundo. “As fotografias premiadas ou que participam da seleção como destaque vão representar a marca Canon. Não é uma escolha feita à toa. Conseguir ficar em primeiro lugar é uma sensação, não diria de orgulho, mas de alcançar o objetivo da fotografia, do olhar e do que o equipamento pode proporcionar”, considera o fotógrafo.

A imagem foi capturada durante uma saída em pauta com a equipe de reportagem do DIÁRIO, na BR-316, na altura do município de Castanhal. “Ali é uma área com muitas fazendas, descampado, algumas com uma queda de terreno. Essa árvore ficou isolada na neblina em um pasto. Eu olho pra ela (fotografia) e lembro que foi uma questão de segundos, porque depois a névoa subiu e árvore desapareceu. Usei uma Canon 60D, uma lente básica 18/200, nada muito sofisticado, foi mesmo uma questão de estar ali no momento que me deu a chance de fazer essa foto”, afirma.

Ney Marcondes está com quatro fotografias, do projeto “Fragmentos de um Retrato”, em exposição na coletiva “Pela Lente do Amor”. A programação fica aberta ao público até a próxima quinta-feira,18, das 8h às 17h, na Fundação Cultural de Castanhal (Fotos: Ney Marcondes)

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias