plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Em Belém, marés altas serão no período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro

Na manhã desta terça-feira (9), técnicos, coordenadores e voluntários da Defesa Civil Municipal de Belém percorreram a feira do Ver-o-Peso e arredores para informar e alertar moradores, comerciantes, feirantes e turistas para os perigos do período de maré

Na manhã desta terça-feira (9), técnicos, coordenadores e voluntários da Defesa Civil Municipal de Belém percorreram a feira do Ver-o-Peso e arredores para informar e alertar moradores, comerciantes, feirantes e turistas para os perigos do período de maré alta no início deste ano de 2018.

A ação consistiu na distribuição de dois folders explicativos, sendo um sobre o período do chamado inverno amazônico e os cuidados que devem ser tomados e outro com os dias e horários das grandes marés em Belém e também no distrito de Mosqueiro, onde a maré mais alta pode chegar até quatro metros, logo no dia 1º de fevereiro.

Em Belém, as marés mais altas serão no período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, entre os horários de 23h24 e 0h13.

Yan Miranda, coordenador da Defesa Civil Municipal, explica que a maior preocupação é quando maré alta coincide com as fortes chuvas, muito comuns neste período. “O que estamos fazendo aqui é alertar a população sobre possíveis transtornos, em um trabalho que vai se expandir também por outros pontos da cidade. Lembrando que a maré mais alta em fevereiro pode chegar a 4 metros, e isso é um alerta para a maior das marés, que sempre ocorre no mês de março, por isso estamos trazendo a informação antecipada à população”, disse o coordenador.

O batedor de açaí Jaime dos Santos Celso, de 41 anos, que trabalha há 16 no Ver-o- Peso, disse que a maré alta prejudica o trabalho dos feirantes. “Quando maré é muito alta, o alagamento chega aqui perto do nosso box e isso faz com que os clientes não consigam chegar até aqui, prejudicando nosso atendimento. Eu acho importante que a gente saiba quando isso pode ocorrer, porque assim podemos nos prevenir”, comentou Jaime.

CUIDADOS

Entre as orientações estão que se deve evitar áreas alagadas que podem esconder buracos ou entulhos trazidos pela água; se chover muito forte, é melhor parar o veículo em um lugar alto e seguro, mas nunca perto de postes de iluminação ou árvores; não trafegar a pé ou dirigindo em ruas que costumam alagar; e se a água invadir a sua casa, é preciso desligar a chave geral de energia para evitar curtos-circuitos e procurar um lugar seguro para ficar.

Outros cuidados são com as descargas elétricas que trazem os raios. Se a formação das nuvens for negra é sinal de que junto com a chuva virão as descargas elétricas, por isso deve-se evitar falar ao celular durante a chuva com iminência de raios; evitar buscar abrigo embaixo de árvores; não ficar dentro d’água em piscina ou praia; não buscar abrigo sob estruturas metálicas; se estiver em área descampada, o ideal é que se mantenha agachado; buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria, mas longe de portas e janelas com grades; ou ainda, os carros e ônibus são uma boa alternativa de abrigo, pois os pneus de borracha funcionam com isolamento elétrico.

(Agência Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias