Notícias / Mundo

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Astronauta cresce 9 centímetros no espaço e teme não conseguir voltar à Terra

Terça-Feira, 09/01/2018, 19:53:40 - Atualizado em 09/01/2018, 20:21:31 Ver comentário(s) A- A+

Astronauta cresce 9 centímetros no espaço e teme não conseguir voltar à Terra (Foto: Ilustração)
(Foto: Ilustração)

O astronauta japonês Norishige Kanai revelou no Twitter estar apreensivo depois de ter chegado na Estação Espacial Internacional (ISS) há três semanas. Norishige chegou à ISS em dezembro para uma missão de seis meses. E está preocupado porque, desde que chegou, ele teria crescido 9 centímetros e por causa disso teme não caber mais na nave espacial russa Soyuz, responsável por trazê-lo de volta à Terra em junho.

 ACIMA DA MÉDIA

 Sabe-se que, em média, um astronauta cresce entre dois e cinco centímetros quando chega ao espaço. O fenômeno acontece por causa da ausência da gravidade terrestre que faz a coluna expandir verticalmente. O crescimento tem início nos discos de cartilagem que ficam entre os ossos da coluna.

Detalhe: o crescimento do astronauta costuma ser temporário, já que ele pode voltar ao normal depois de retornar à Terra.

SOBRE A NAVE

A nave espacial russa Soyuz tem uma limitação de tamanho nos assentos, que são moldados para a altura original de cada astronauta. E é por isso que um aumento excessivo de altura do tripulante pode ser um problema.

(Com informações do Notícias UOL)







Comentários