plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

OAB-PA recebe presente polêmico e caro da coirmã do Rio

OAB do Rio deu 17 mil agendas para a OAB/PAFOTO: divulgaçãoacusaçãoda redaçãoO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil poderá receber, nos próximos dias, uma representação contra os presidentes das seccionais do Rio de Janeiro e do Pará da Ordem

OAB do Rio deu 17 mil agendas para a OAB/PA


FOTO: divulgação

acusação

da redação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil poderá receber, nos próximos dias, uma representação contra os presidentes das seccionais do Rio de Janeiro e do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz e Alberto Campos, respectivamente, por tentativa de compra de influência a favor de Santa Cruz, que pretende concorrer à presidência do Conselho no ano que vem. O documento expõe uma nota de pagamento emitida pela OAB/RJ no valor de R$ 120 mil destinada a uma gráfica situada em Belém, no bairro do Marco, sob a descrição “impressão de agenda 2018”, que confirma a impressão de 17 mil agendas para distribuição entre os advogados paraenses filiados ao órgão de classe. Ambas as seccionais negam qualquer contexto político no ato e falam em “denuncismo tolo”.

A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, Alvaro Quintão, e reverberou dentre outros conselheiros estaduais, que devem assinar a autoria da representação. Os advogados pedirão a punição disciplinar e a inelegibilidade dos dois para concorrerem a qualquer cargo da OAB nas próximas eleições. Quintão descreve o caso como “absurdo” e lembra que os advogados cariocas pagam uma das anuidades mais caras do país e ainda que o dinheiro está sendo desviado para um projeto pessoal de poder.

RESPOSTA

O ex-presidente da OAB do Pará e atual conselheiro federal, Jarbas Vasconcelos, diz que a atitude de Santa Cruz não tem qualquer previsão legal e levanta suspeitas sobre a lisura do processo eleitoral.

Uma nota assinada pelos dois presidentes informa que não há qualquer irregularidade na ação, que ocorreu dentro do sistema integrado de parcerias da OAB, visando reduzir custos junto a fornecedores e ampliar ações da entidade, e ainda que os valores desta aquisição não saíram da anuidade das Seccionais, mas integralmente de verbas de patrocínio.

A eleição geral em todas as seccionais ocorre em novembro desse ano, enquanto que o pleito envolvendo o Conselho Federal está marcado somente para janeiro de 2019.

Presidente do Sindicato no Rio, Álvaro Quintão fez a denúncia. (Foto: Divulgação)

PARA ENTENDER

A parceria entre Rio e Pará já ocorre há dez anos e viabilizou a aquisição conjunta de tokens para a advocacia, treinamento intensivo e modernização de salas pelo projeto Século 21.

Por meio da parceria, também foi possível viabilizar cursos de Processo Judicial Eletrônico, entre outras tantas conquistas pautadas no princípio da solidariedade institucional.

No mesmo texto, Campos e Santa Cruz adiantam que tomarão as medidas cabíveis, inclusive judiciais, contra um “denuncismo tolo e mal- intencionado”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias