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Motoristas reclamam de faixa exclusiva para ônibus em Belém

O funcionamento do novo modelo de circulação e transporte, o Serviço Rápido por Ônibus (BRS), que destina faixas da direita das vias exclusivamente para a circulação dos ônibus, entrou em vigor em Belém no dia 20 de novembro do ano passado. Após a implant

O funcionamento do novo modelo de circulação e transporte, o Serviço Rápido por Ônibus (BRS), que destina faixas da direita das vias exclusivamente para a circulação dos ônibus, entrou em vigor em Belém no dia 20 de novembro do ano passado. Após a implantação completa das faixas BRS, segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), seria realizada uma campanha educativa para orientar os condutores sobre as mudanças no trânsito. Mas, nas ruas, os condutores sentem falta de uma fiscalização mais ostensiva para o cumprimento das regras.

Ao trafegar por trechos das avenidas José Malcher, Conselheiro Furtado e Travessa Francisco Caldeira Castelo Branco ao longo desta semana, a equipe do DIÁRIO observou que não havia funcionários de trânsito da Semob para atuar nas as áreas. Na José Malcher, por exemplo, sem fiscalização presencial da Semob, os veículos pequenos que acessavam a via pela avenida José Bonifácio percorriam dois quarteirões inteiros da José Malcher, na faixa exclusiva, até acessar a travessa 14 de Abril pela direita.

A ausência da fiscalização presencial também pôde ser notada na Castelo Branco, entre José Malcher e Conselheiro. O mesmo ocorreu na avenida Conselheiro Furtado, trecho entre Castelo até a travessa 14 de Março. Para o técnico de enfermagem Augusto Soares, 28, nada mudou. Ele disse que, circulando na via com seu veículo, observou que os ônibus continuam trafegando pelas faixas destinadas aos demais veículos. “Eles não respeitam, invadem todas as faixas. Guarda de trânsito não se vê, só para multar”, critica.

Já o professor universitário Carlos Vergan, 45, acredita que um trabalho educativo surtiria mais efeito do que a sinalização e radares instalados nas vias. “Ainda agora fui dobrar à esquerda e tinha um ônibus circulando na faixa da esquerda. Não adianta sinalização e deixar o agente de enfeite na rua se a Semob não faz um trabalho pedagógico”, reclama.

Por outro lado, o motorista de ônibus Manoel Pinheiro, 44, acredita que a medida melhorou a fluidez no trânsito. “Os carros estão respeitando mais e o trânsito flui melhor”, garante.

FUNCIONAMENTO

No período de 6h às 22h, de segunda a sábado, as faixas da direita das vias que receberam a nova sinalização ficarão reservadas à circulação de coletivos. Já as demais faixas de rolamento permanecerão disponíveis para o tráfego misto. Aos domingos não haverá restrição de circulação.

PREFEITURA

A Prefeitura de Belém esclarece que toda a extensão do BRS está devidamente sinalizada com orientação aos condutores. A fiscalização é feita de forma eletrônica por radares e pela presença de agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. Todo ônibus flagrado desrespeitando as regras de circulação naárea é autuado.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

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