plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECH

4 aplicativos para você acompanhar seu ciclo menstrual

Como o nome já diz, o ciclo menstrual é um processo cíclico que acontece de maneira periódica no organismo feminino – mas muita gente só se lembra que ele existe nos dias de sangramento.  Porém, o ciclo menstrual está atuando durante todo o tempo no or

Como o nome já diz, o ciclo menstrual é um processo cíclico que acontece de maneira periódica no organismo feminino – mas muita gente só se lembra que ele existe nos dias de sangramento.

Porém, o ciclo menstrual está atuando durante todo o tempo no organismo de pessoas que menstruam. Ele pode estar presente nas mudanças de humor, nas dores nos seios, na oleosidade (ou secura) de pele e do cabelo, nos mucos cervicais e em outros fatores que sofrem alterações ao longo do mês devido à variação e atuação da progesterona e do estrogênio, os principais hormônios do corpo feminino.

Para acompanhar mais de perto essas mudanças que acontecem com nosso corpo, alguns aplicativos têm surgido com a proposta de prever dias férteis e menstruação conforme o seu ciclo. São softwares que funcionam como um “diário” completo e que podem ser utilizados tanto como uma ferramenta secundária alinhada a um método contraceptivo ou até como forma de conhecer melhor sobre o próprio corpo.

Confira alguns desses apps. Todos são gratuitos e muitos estão em português. Eles ficam mais verossímeis com as previsões de seu ciclo conforme o uso. Importante lembrar que nenhum deles substitui métodos anticoncepcionais tradicionais, ok?

Clue (disponível para Google Play e Apple Store)
Desenvolvido em Berlim (Alemanha), o Clue é um dos aplicativos mais utilizados entre quem quer acompanhar o ciclo menstrual sem muita dificuldade. Logo em sua primeira interface, o usuário consegue conferir um panorama geral dinâmico de seu ciclo, dividindo-o em possíveis dias férteis, dias de menstruação e dias de TPM. Diariamente, o usuário pode adicionar informações extra, como, por exemplo, fluxo menstrual, emoção, dores, horas de sono, relações sexuais, aparência do cabelo e pele, muco cervical, temperatura basal, testes de gravidez, uso de pílulas. É também possível criar suas próprias etiquetas.
Ponto positivos: dinâmico, didático, simples de utilizar e com muitas opções extras para classificar o dia. Também possibilita que o usuário receba alertas sobre sua próxima menstruação, da janela de fertilidade e da TPM.
Ponto negativos: não oferece um gráfico geral de temperatura basal e não há espaço para escrever notas adicionais.

Calendário menstrual (disponível para Google Play e Apple Store)
De cor rosa e com bichinhos, o aplicativo oferece previsão dos próximos ciclo, espaço para que o usuário acrescente suas emoções, sintomas e faça anotações diariamente. Também é possível acrescentar a temperatura basal e há um simples gráfico geral acompanhar a variação dela. Como diferencial, o app conta com uma categoria para se adicionar peso e altura, informando o índice de massa corporal do usuário e como ele varia ao longo do mês. Na categoria de ‘sexo’, o Calendário menstrual pergunta se houve orgasmo feminino durante a relação e faz até uma estatística de quantas relações o usuário tem e quantos orgasmos.
Ponto positivo: o app emite lembretes para tomar pílula (caso o usuário faça uso do medicamento), a estatística de orgasmos/sexo e gráficos de peso e de temperatura.
Ponto negativo: Há opções mais dinâmicas e simples de se utilizar. O app tem muitas “abas”.

Maia (disponível para Google Play e Apple Store)
Em uma interface clean, o Maia (também conhecido por LoveCycles) é um app apresentado por uma simpática ilustração de uma garota que acompanha o usuário em cada aba do software. O aplicativo faz previsões sobre os próximos ciclos menstruais (dias férteis e dias de sangramento) e traz, como diferencial, “dicas do dia” conforme o período do ciclo. Ou seja, em dias de alta de estrogênio, o Maia explica quais as implicações dessas alterações em seu corpo e estado de espírito. Também por isso o app permite que emoções, sensações e notas diárias sejam adicionadas. Além disso, há gráfico da variação de temperatura e de peso e dá pra colocar lembretes de remédios.
Ponto positivo: o design simples e as informações oferecidas com as "dicas do dia".
Ponto negativo: as emoções e sensações estão misturadas, o que pode ser um pouco confuso.

Flo (disponível para Google Play e Apple Store)
Além das categorias tradicionais do acompanhamento do ciclo menstrual, o Flo permite que o usuário acrescente informações como a duração do horário de sono, práticas de atividade física e até a quantidade de consumo de água. Há como receber lembretes e alertas sobre a chegada da menstruação e da ovulação, além de horários para tomar comprimidos. O Flo acerta também nos gráficos de análise do ciclo e das temperaturas basais e em permitir que o usuário sincronize seus dados com o app Google Fit (Android) e Saúde (iOS). Em caso de gravidez, há um calendário especial para acompanhar o desenvolvimento do feto.
Pontos positivos: funcionalidades especiais para gestantes, outras categorias de saúde para acompanhar o ciclo e facilidade de utilizar o app.
Pontos negativos: não indica os dias de TPM

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias