Notícias / Elas

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Gel contraceptivo masculino começará a ser testado em abril

Terça-Feira, 02/01/2018, 15:30:04 - Atualizado em 02/01/2018, 15:30:04 Ver comentário(s) A- A+

Gel contraceptivo masculino começará a ser testado em abril (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Foi desenvolvido dentro de um instituto nos Estados Unidos um gel contraceptivo masculino que bloqueia temporariamente a produção de esperma no corpo humano e começará a ser testado em abril, com 400 casais.

O produto foi criado no Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (Nichd), e os testes devem durar aproximadamente quatro anos, sendo realizados nos Estados Unidos, Itália, Grã-Bretanha, Chile, Suécia e Quênia.

O gel foi batizado de NestoroneGel e contém dois hormônios sintéticos: testosterona e progestagênio. O progestagênio impede os testículos de produzir testosterona o suficiente para o nível normal de esperma. Já a testosterona substitutiva é necessária para reestabelecer o equilíbrio hormonal, mas sem produzir espermatozoides.

O gel deve ser aplicado nos braços e nas costas dos homens diariamente e é capaz de suprimir o nível de esperma por aproximadamente 72 horas.

Segundo o instituto que criou o produto, inicialmente os homens deverão usá-lo por pelo menos quatro meses e as parceiras também deverão usar algum contraceptivo. Nesse período, os pesquisadores monitorarão os níveis de espermatozoide dos homens, que devem cair a menos de um milhão por mililitro para prevenir de maneira eficaz a gravidez.

Uma vez que o número seja suficientemente baixo, o casal utilizará somente o gel contraceptivo por um ano. O método já havia demonstrado eficácia em 2012, porém eram dois produtos diferentes a serem aplicados na pele.

Atualmente, as únicas opções contraceptivas masculinas são o uso de preservativo e vasectomia. (ANSA).

(Com informações da coluna Viva Bem)








Comentários