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Consumidora comprova superfaturamento de cestas básicas no supermercado Líder

Uma publicação no Facebook tem dado o que falar nos últimos dias depois que uma consumidora alegou que os itens que compõe uma cesta básica (no valor de R$ 74) do supermercado Líder, em Belém, não totalizam o valor comercializado, mas que estava bem ab

Uma publicação no Facebook tem dado o que falar nos últimos dias depois que uma consumidora alegou que os itens que compõe uma cesta básica (no valor de R$ 74) do supermercado Líder, em Belém, não totalizam o valor comercializado, mas que estava bem abaixo do esperado.

Em entrevista ao DOL, a consumidora, que não quis ter o nome revelado, disse que estava atrás de uma cesta básica no supermercado Líder Top, no bairro do Umarizal. “Chegamos lá e o único modelo de cesta básica que estavam vendendo era o de R$ 74. Nos disseram que as de R$ 50 já tinham acabado. Mas eu olhei de cara e vi que os itens na cesta básica de R$ 74 nem de longe custavam aquilo.”

Ao questionar sobre a prática do preço supostamente irregular, a consumidora relatou também que foi tratada com deboche pela gerência e que outros trabalhadores do supermercado afirmavam a ela que os itens estavam de acordo com o preço praticado.

Não se dando por vencida, a denunciante e o pai decidiram passar item por item da referida cesta e para a surpresa de todos, inclusive da gerência, o preço marcado era outro: R$ 52.

"Dito e feito! A cesta básica, na realidade, custava R$ 52,15. Um absurdo para quem trabalha e faz compras no fim do mês ou decide fazer doações das cestas para quem realmente precisa. Até nisso somos enganados!"

O DOL enviou pedido de nota ao supermercado Líder e aguarda um posicionamento da empresa.

DEFESA DO CONSUMIDOR

A Lei 8.078 de 1990, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor deixa claro em seu artigo 37 que é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

No parágrafo 1° versa que é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

(Fernanda Palheta/DOL)

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