plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vai viajar no réveillon? Cuidado com a sua segurança

Um dos primeiros sinais de que a cidade está ficando vazia, quando se aproximam as festas de fim de ano, é o trânsito tranquilo, além das avenidas desertas. Boa parte da população de Belém e Região Metropolitana viaja para o interior do Estado, deixando a

Um dos primeiros sinais de que a cidade está ficando vazia, quando se aproximam as festas de fim de ano, é o trânsito tranquilo, além das avenidas desertas. Boa parte da população de Belém e Região Metropolitana viaja para o interior do Estado, deixando a casa vazia. Por isso, é bom ficar atento a algumas orientações básicas de segurança para evitar dor de cabeça na volta do réveillon.

Aldo Botelho, delegado de Polícia Civil e diretor de Polícia Metropolitana, aconselha que, se você mora em um prédio ou residencial, por exemplo, deve avisar à portaria ou ao condomínio sobre sua ausência. “É uma época muito propícia para o furto devido à facilidade de se entrar nas casas vazias”, lembra. “Por isso, é muito importante ter alguém ciente de que você não está em casa e que possa perceber qualquer movimentação estranha”, explica.

Caso você more em residência, procure um vizinho de sua confiança para avisar sobre sua viagem e deixe um número de contato para que ele lhe avise de qualquer eventualidade. Outra orientação dada pelo delegado é deixar uma luz ligada, para que se passe impressão de que tem alguém no local.

“Evite também deixar qualquer coisa à mostra, tipo objetos que possam ser visíveis da rua, para não despertar a intenção de invadir a residência”, acrescenta.

Outro ponto levantado é o reforço da segurança, com cadeados extras, grades, instalação de alarmes e afins. No destino, seja em praias ou cidades do interior, não deixe a frente da casa aberta enquanto você se reúne com os amigos e familiares. “Isso é um gerador de oportunidade”, comenta Botelho.

DISTRAÇÃO
Além disso, na própria rua, é necessário ficar atento. “Todo cuidado é pouco. No carro, por exemplo, não fique parado, mexendo no celular. Assim você fica vulnerável a um assalto”, alerta o diretor.

Ele diz que a responsabilidade para evitar problemas é de todos. “Se você é vizinho de alguém que está viajando e percebeu alguma movimentação estranha, ligue para o 190 que uma viatura vai até o local verificar a existência de algo ilícito”, orienta.

O delegado garante que o policiamento na capital será reforçado durante o período de fim de ano.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias