plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bragantinos se preparam para festividades de São Benedito

Bragantinos se preparam para o grande dia da Festividade de São Benedito, terça-feira, 26, quando a programação chega o ápice, culminando com a procissão no final da tarde, mometo em que mais de 100 mil pessoas saem às ruas numa demonstração de fé, repeti

Bragantinos se preparam para o grande dia da Festividade de São Benedito, terça-feira, 26, quando a programação chega o ápice, culminando com a procissão no final da tarde, mometo em que mais de 100 mil pessoas saem às ruas numa demonstração de fé, repetindo o rito introduzido pelos escravos há 219 anos.

A 219ª Festividade de São Benedito começou em Bragança, nordeste do Estado, desde a manhã do dia 18, quando a tradicional alvorada anunciou a abertura de mais uma temporada beneditina, com a marujada dançando ao redor da Igreja de São Benedito ao amanhecer do dia, sob grandiosa queima de fogos. A partir desse momento, todas as noites, nos dias pares, a marujada ensaia a dança que vai apresentar nas manhãs dos dias 25 e 26 no Teatro Museu da Marujada. Nas noites dos dias ímpares, a programação fica por conta dos shows apresentados no palco armado no Largo de São Benedito. Além desses dois atrativos, há ainda o arraial armado na orla e no Largo de São Benedito, onde o movimento é intenso durante todas as noites, de 18 a 26 de dezembro.

Vocacionada para a cultura e o turismo, Bragança fica mais movimentada durante o carnaval, a quadra junina, as férias de julho e também durante o Círio do município, no segundo domingo de novembro, entretanto, é durante a Festividade de São Benedito que a “Pérola do Caeté” recebe o maior número de visitantes, seja, turistas ou bragantinos que não moram na terra natal. Paulo Vieira Osterne, proprietário do restaurante Benquerença, localizado no Largo de São Benedito, considera esse período o mais proveitoso em Bragança para qualquer segmento da economia. “A Festividade de São Benedito está muito além de qualquer crise financeira que esteja assolando o Brasil. Além da grande quantidade de turistas, temos os bragantinos que moram aqui e os que moram foram, o que já seria um público imenso. O bragantino não abre mão de celebrar São Benedito, o que resulta num grande encontro de famílias e famílias se confraternizando. E digo mais, a vantagem não é somente para quem tem comércio no entorno do Largo de São Benedito, como eu. Comerciantes de todos os seguimentos e localizados em todos os bairros tiram proveito do movimento gerado pela festividade. É o momento mais importante para a movimentação da economia em Bragança”, opinou.

Ciente do processo crescente de adeptos que a procissão de São Benedito vem passando a cada ano, o presidente da Irmandade de São Benedito da Marujada de Bragança, João Batista Pinheiro, está na expectativa que este ano, o cortejo vespertino do dia 26 supere o número registrado pelo Corpo de Bombeiros em 2016, 110 mil fiéis. “Não é somente a quantidade de pessoas na procissão que aumenta a cada ano, mas também o número de universitários e professores que fazem trabalhos acadêmicos sobre a marujada, a quantidade de artistas que se inspiram na festividade para produzir música, fotografia, poesia e artes plásticas, sem falar na quantidade de turistas que descobrem as outras maravilhas de Bragança, motivados pela marujada, que faz muita gente vir até aqui. Pelo movimento da festividade desse ano, certamente o número de fiéis na procissão vai superar o ano passado”, concluiu João Batista.

(José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias