plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Carnaval na Cidade Velha começa no primeiro domingo de janeiro

Gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (18), com integrantes da Liga dos Blocos de Carnaval e da Associação dos Moradores do bairro da Cidade Velha para discutir e planejar açõ

Gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (18), com integrantes da Liga dos Blocos de Carnaval e da Associação dos Moradores do bairro da Cidade Velha para discutir e planejar ações de segurança para a programação de pré-carnaval do bairro da Cidade Velha do ano que vem.

O encontro foi na sede da Secretaria e discutiu medidas que visem garantir a segurança dos foliões, assim como avaliar ações que proporcionem tranquilidade aos moradores do bairro, durante o período de realização da passagem dos blocos de carnaval.

O pré-carnaval da Cidade Velha iniciará no primeiro domingo de janeiro (7) e ocorrerá aos sábados e domingos do primeiro mês do ano. A exceção é no dia 28 de janeiro, quando haverá uma disputa esportiva entre os clubes do Remo e do Paysandu, evento este que demanda grande parte do efetivo policial.

“Também ficou definido que às 18h30, impreterivelmente, deverá ser finalizado o evento com o cancelamento de qualquer som automotivo no local. Essas restrições visam a segurança dos foliões e dos moradores, assim como a preservação do patrimônio histórico e da rotina das igrejas do bairro, que mantém o funcionamento nesse período”, enfatizou o assessor policial da Segup, coronel Arthur Moraes.

Na ocasião, o diretor da Liga dos Blocos de Carnaval da Cidade Velha, Fabiano Sherer, apresentou o detalhamento do planejamento do pré-carnaval de 2018, com sugestões de ações que ficarão sob a responsabilidade dos organizadores do evento.

“Vamos aumentar a quantidade dos banheiros químicos no corredor da folia. Sugerimos que este ano seja disponibilizado um espaço de estacionamento para moradores da Cidade Velha, em função do fechamento de algumas vias nos finais de semana. A Liga dos Blocos vai providenciar ainda 80 homens para ajudar na segurança, que irão fazer a revista dos foliões antes de entrarem no corredor da folia, com o intuito de evitar o acesso de garrafas de vidro. Não haverá também passagem de som e de trios elétricos na frente da Igreja da Sé”, explicou.

O detalhamento repassado pelo diretor da Liga é uma reposta aos questionamentos feitos por moradores do bairro da Cidade Velha durante reunião realizada na última quinta-feira, 14, também na sede da Secretaria, quando se mostraram preocupados em relação a dificuldade de escoamento dos carros, caso houvesse a necessidade de saída de algum morador do local em caráter urgente, enquanto os blocos estivessem no corredor da folia. Eles também reclamaram que alguns dos brincantes não utilizam os banheiros químicos deixando as ruas com mau cheiro.

A diretora da Associação dos Moradores do bairro da Cidade Velha, Dulce Rosa Rocque, disse que as reuniões com os órgãos de segurança e a Liga dos Blocos estão ajudando a melhorar e a contribuir para a preservação do patrimônio histórico presente na Cidade Velha. “Estamos defendendo uma área histórica, mas também buscamos medidas que não prejudiquem os moradores”, alertou.

Os organizadores do pré-carnaval da Cidade Velha ainda devem buscar alvarás de autorização junto aos órgãos de segurança, que autorizam o evento após avaliações técnicas realizadas pela Delegacia de Polícia Administrativa (DPA), Departamento de Trânsito no Estado do Pará (Detran) e pelo Corpo de Bombeiros.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias