plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Internautas acham que alunos ricos deveriam pagar por universidades públicas

Quase 55% dos internautas do DOL acham que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade de alunos de maior renda. A medida foi pensada devido as universidades públicas brasileiras estarem atravessando forte crise financeira.  O Banco Mundial def

Quase 55% dos internautas do DOL acham que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade de alunos de maior renda. A medida foi pensada devido as universidades públicas brasileiras estarem atravessando forte crise financeira.

O Banco Mundial defende a medida, argumentando que universidade pública brasileira é ineficiente e injusta. Para seus economistas e outros apoiadores do fim da gratuidade, não é correto que toda a sociedade financie os estudos dos jovens de classes mais altas. Já os que se opõem à cobrança dizem que ela não seria suficiente para resolver a crise e propõem aumentar impostos sobre os mais ricos para financiar a educação.

Então o DOL perguntou aos internautas: Alunos ricos deveriam pagar por universidades públicas? A enquete teve 655 votos, onde 357 (54,50%) votaram sim. Outros 298 (45,49%) votaram não.

“Acredito que sim, deveriam pagar. Uma vez que eles podem bancar a continuidade de seus estudos, já os mais pobres são os mais prejudicados com toda essa maioria de universitários da classe C. Acho que deveria ser público para pessoas que realmente não podem pagar as mensalidades de uma particular, até porque as pessoas com grande poder aquisitivo podem muito bem pagar o ensino fundamental, médio e se preciso cursinho, ou seja, estão mais bem preparados para concorrer as vagas de universidades públicas, sendo que eles podem muito bem pagar uma universidade particular”, comenta o internauta Marcelo Lima.

“Já os pobres estudantes de ensino público fundamental e médio tem poucas chances de entra em uma universidade pública, e são os mesmos que não tem, e acho muito difícil poderem pagar uma particular. Cada uma cadeira ocupado por um rico na faculdade pública é um tapa na cara do pobre. O engraçado é que isso não acontece quando se trata de Saúde, é claro que os mesmos de maior renda não vão parar no sistema único de saúde -SUS por que podem pagar um plano de Saúde”, finaliza.

Já o internauta Renato Ewerton pensa diferente. “Não, o poder público deveria dar condições pra que todos se preparassem de maneira a concorrer em igualdade com cursinhos que estão aprovando em massa. A diferença está preparação”, afirma.

A internauta identificada apenas como Luisa disse "de forma alguma. O Governo deve promover educaçãode qualidade de graça. É fato que os estudantes ricos entram com maior facilidade na universidade, mas isso é porque a educação de ensino médio pública é uma desgraça e eles, geralmente, estudam em colégios melhores. Ou seja,é necessário investir na educação como um todo, não cobrar duas vezes de estudantes (porque eles já pagam impostos que deveriam ir para o fundo univertário).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias