plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Sofisticação empresarial na BrazUma parceria entre a Quadra Engenharia e as três famílias donas do Colégio Moderno fará surgir o primeiro prédio comercial na Braz. Em área privilegiada de três mil metros quadrados, exatamente ao lado do Belém Soft Inn, an

Sofisticação empresarial na Braz
Uma parceria entre a Quadra Engenharia e as três famílias donas do Colégio Moderno fará surgir o primeiro prédio comercial na Braz. Em área privilegiada de três mil metros quadrados, exatamente ao lado do Belém Soft Inn, antigo Hotel Equatorial. Será um centro empresarial inteligente com 18 andares, sendo três de estacionamento com 250 vagas rotativas, 170 salas de 28 metros quadrados a espaços corporativos de 600 metros quadrados. O projeto é de Rui Carneiro e será lançado agora no início do ano.

A carência festejada
Enquanto uns lamentam que a falta de asfalto em 88 quilômetros da Cuiabá-Santarém (BR-163) provoca uma imensa fila de carretas e a perda do embarque de milhões de grãos, outros festejam o incremento de vendas. Com tantos motoristas ao Deus dará, a população da margem abandonou a agricultura e passou a vender quentinhas que, em tempos normais, têm o preço de oito reais agora chegam a 35. Um galão de água mineral atinge os 30 reais. Uns choram outros vendem lenço.

Controversa criação de reserva no Marajó
Na barulhenta reunião de Soure, os principais debates técnicos ocorreram entre Crisomar Lobato, diretor do Ideflor, José Maria Mendonça, presidente do Centro das Indústrias do Pará, e Clóvis Carneiro, presidente da Abih-PA. Mendonça e Clóvis apontaram uma série de inconsistências nos documentos do Ideflor, especialmente a defasagem temporal, e a falta de avaliação das repercussões sociais e econômicas que as duas reservas causariam em Chaves e Soure. O promotor de Soure, Guilherme Coelho, ao encerrar a acalorada reunião afirmou que unidades de conservação só podem ser criadas após a população ser ouvida, apontou uma série de falhas nos estudos apresentados pelo Ideflor e marcou novo encontro.

Museu Goeldi terá novo diretor
O MCTIC abriu o processo de escolha do novo diretor do Museu Emílio Goeldi. A novidade é que a escolha terá origem numa lista tríplice encaminhada ao ministro, por um comitê de especialistas, chamado Comitê de Busca, que identificará nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o museu. O comitê é presidido por Adalberto Luis Val, do Inpa. Podem se inscrever para o cargo quaisquer cidadãos, brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do museu e portadores de diploma de doutorado.

Benefícios do açaí à saúde
Estudo da Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Toronto (Canadá), revela que o açaí é um dos aliados no aumento da expectativa de vida, acima da média mundial, de ribeirinhos no Amazonas. Para Euler Ribeiro, um dos pesquisadores, "o açaí é como um alimento-remédio que é usado pela população contra problemas gastrointestinais, vermes, disfunções de coagulação, envelhecimento da pele e dos órgãos, anemias, anti-malária e como energético utilizando não somente o fruto, mas também a casca do tronco e as folhas da palmeira".

Prêmio Arte e Cultura da UFPA
Vinte e três projetos de extensão são os contemplados da 6ª edição do Prêmio Arte e Cultura, promovido pela UFPA. Entre as novidades, a categoria Cultura Popular, com 17 projetos inscritos, sendo três deles premiados. Também alcançou um número recorde de inscrições. Foram 177 projetos, distribuídos em sete categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular e Memória e Patrimônio.

Estação
Réveillon popular na Estação: serão dois palcos, duas bandas, duas escolas de samba, DJs, 150 profissionais de segurança particular, além da segurança pública. Dez minutos de show pirotécnico. E 100% do sistema de refrigeração funcionando.

Hospital
Na esteira do sucesso do Time da Ortopedia, no hospital Porto Dias, em janeiro estreia o Time de Alta Performance em Cirurgia Vascular/Angiologia. Abordagem multidisciplinar de excelência em especialidades de Alta Complexidade, com resultados melhores para pacientes e fontes pagadoras.

Basílica
Os padres Barnabitas apostam que, ainda neste ano, o Exército deixará a área doada por Temer à Basílica.

Cruzeiro
Agora no dia 30, o navio de cruzeiro "Viking Sea" chegará pela primeira vez a Belém, trazendo 1.100 europeus a bordo. Ficará ancorado no canal em frente à Estação.

Luxo
A Quadra Engenharia iniciará em março, as obras do Il Palágio, sofisticado residencial na esquina da Doca com Pedro Álvares Cabral, com vista privilegiada da baía. Já com 75% dos apartamentos comercializados.

Construção
A rede de lojas de material de construção Leroy Merlin, que acaba de chegar a Recife, mandou emissários atrás de área de 35 mil metros quadrados na Grande Belém.

Tradição
Mantida a tradição dos Rodrigues em mexer com material de construção. Agora, Marcelo e Mauro Rodrigues deixaram a Oplima e abriram a Milano, no coração do Jurunas. A família domina o segmento na Grande Belém, liderado pela DiCasa.

Grão
Neste ano, o porto de Vila do Conde não atingirá os nove milhões de toneladas de grãos. A previsão era 10 milhões. Culpa da carência da BR-163.

Nabuco
A Faculdade Joaquim Nabuco, também do Grupo SER Educacional, passará a funcionar em janeiro de 2019, nas instalações do Berço de Belém, em São Brás.

Negócios
A partir de hoje, este Caderno Negócios entra em justo recesso, retornando em janeiro. Este espaço, no entanto, continuará firme no batente compondo o 1º caderno do jornal.

Boi
O MST pediu adiamento para 11 de janeiro, para desocupar pacificamente toda a imensa Fazenda Campo de Boi, em Ipixuna, do Grupo Marcos Marcelino.

Deus
O pastor Samuel Câmara lançará a sua nova Convenção das Assembleias de Deus, nesta quinta no campo do São Cristóvão, no Rio, e na sexta, em São Paulo.

Formosa
Com nova aquisição, o Grupo Formosa ficou com área estratégica de quase 10 mil metros quadrados em plena Mário Covas, próximo à rodovia 40 Horas. Área ideal para um imenso atacarejo.

Polícia
A PM não está habilitada para resolver conflitos condominiais. Um morador sem noção, em prédio de luxo na Municipalidade, provoca graves conturbações diárias e os vizinhos não têm a quem recorrer.

Cerveja
A Cervejaria Heineken, que ficou com a fábrica da Brasil Kirin, em Benevides, começará a fabricar suas marcas agora em janeiro.

Prêmio
A coach Graciete Corrêa festeja a premiação do posto Fórmula 1, de Paragominas, que pela excelência no atendimento, ganhou o 2º lugar no ranking nacional do Desafio da Medida Certa, da Petrobras. Ela fez coaching com executivos e treinamento comportamental da equipe.

Diversão
O Pátio Belém inaugurou espaço infantil onde crianças a partir de quatro anos, e os adultos podem andar nos hoverboards na pista da atração Hovertime, que também disponibiliza os equipamentos para aluguel. Outra novidade é o Droneland, que traz o primeiro circuito de drones da cidade.

Milhas
Claro e Smiles fecham acordo que permite a transferência de milhas e pontos em suas plataformas de produtos e serviços

Painéis
Ronaldo Almeida acaba de ganhar a concessão para comercializar os painéis publicitários no Terminal Rodoviário de Teresina. Já atua no Pará em Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Parauapebas, Altamira, Tucuruí e Salinópolis e, também, em Salvador e Feira de Santana, na Bahia.

Voo
A Infraero está trocando todos os toldos das pontes de embarque de Val-de-Cans.

Malcher
Em 2018, o Gama Malcher Advocacia fará 120 anos em meio a grande festa e registrará o recorde de ser o escritório de advocacia mais antigo do país. Foi fundado em 1898 pelo ex-governador José da Gama Malcher, mantido no século XX pelo filho Clóvis Malcher e hoje pelo neto Clóvis Malcher Filho & família.

Noel
As concorridas performances de Natal do Famiglia Sicilia se estenderão até o dia 28. O restaurante estará em recesso nos dias de Natal e Réveillon. No lado social, 130 crianças carentes já assistiram neste ano.

Bosque
Para 2018, o Bosque Grão-Pará já anunciou a chegada de 20 novas lojas, dentre elas uma livraria.

Macetes
Um presente intelectual neste Natal, a Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes, de Antonio Carlos Trindade de Moraes. À venda no Ideal. O lançamento oficial ocorrerá no dia 4 de fevereiro, no Museu do Estado, com aula-show.

Geleia
A Manioca, de Joanna Martins, preparou um kit de Natal com seis geleias com sabores do Pará. Está à venda no Premium Steak House, Doçaria Belém (aeroporto), Polo Joalheiro e no Lá em Casa. Também recebe encomendas pelas redes sociais.

Moderno
O centenário Colégio Moderno sob a gestão do Sistema de Ensino Universo surpreendeu o mercado e pôs um freio no apetite do Inspira Rede de Educadores.

Ananindeua
Helder aprovou 25,6 milhões de reais, que serão repassados à prefeitura de Ananindeua, para a execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres.

Curso
O MEC autorizou os cursos tecnológicos de Gestão Financeira e de Gestão de RH da nova Faculdade Estratego, que funcionará na Castelo Branco.

Produção
Museu Goeldi, Governo do Estado, UFPA, Uepa, Ufra, IFPA, Ufopa, Unifesspa, Embrapa Amazônia Oriental, Instituto Evandro Chagas, Unama e Cesupa assinaram Protocolo de Intenções que busca a aliança do conhecimento científico e tecnológico para estimular a produção no estado.

Moto
Em novembro, o setor de duas rodas fechou com 83.106 motos fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), um crescimento de 18,6 % em relação ao mesmo período do ano passado.

Lançamento
A Porte Engenharia, de Ernani Guilhon, lançará logo depois do Carnaval o seu 24º prédio residencial. Mais um na João Balbi, agora entre 14 de Março e Alcindo Cacela. Serão 30 pisos com dois apartamentos de 180 metros quadrados por andar e lazer condominial total. Projeto de Severino Marcos.

EM ALTA
ArgumentoO empresário Oscar Rodrigues, do Líder, estará amanhã, no Argumento da RBA.FestaO Boteco do Camarão, na 14 de Março, realiza hoje o seu tradicional e barulhento réveillon.MangalConcluindo reforma, ainda neste mês, o elevador do farol do Mangal estará em perfeito funcionamento.

EM BAIXA
PobrezaSegundo o IBGE, 12% dos brasileiros vivem em domicílios sem banheiro.TotalMais de 13 milhões de brasileiros estão na extrema pobreza, quase a metade no Nordeste.NorteNa região Norte, 43,1% da população é pobre pelo critério do Banco Mundial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias