plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Livro paraense 'Pssica', de Edyr Augusto, irá virar filme

A desgraçada vida de Janalice, protagonista do livro “Pssica”, do escritor paraense Edyr Augusto, será agora pensada para uma paraense de carne e osso. Quem será a jovem de cerca de 14 anos que sofre estupros, é vendida no mercado internacional de prostit

A desgraçada vida de Janalice, protagonista do livro “Pssica”, do escritor paraense Edyr Augusto, será agora pensada para uma paraense de carne e osso. Quem será a jovem de cerca de 14 anos que sofre estupros, é vendida no mercado internacional de prostituição e vive toda sorte de tormentos a interpretá-la? Ainda é cedo para a pergunta, mas já é certo que a adaptação será feita para o cinema e que veremos o que o autor imaginou, baseado em fatos recorrentes na região amazônica. Os direitos do livro, lançado no mercado pela editora Boitempo, foram comprados pela produtora O2 Filmes, comandada por Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles. A direção será de Quico Meirelles, filho de Fernando, que informa que o roteiro começou a ser escrito nos últimos dias.

Em fase embrionária, a adaptação de “Pssica” terá roteiro de Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”) e de Fernando Garrido (série “A Teia”). Aos 29 anos, experiente na direção de vídeos de séries e de comerciais televisivos, esta será a primeira vez que Quico assumirá a direção de um longa-metragem, o que para ele representa um desafio, considerando ainda um certo ineditismo dentro da produtora, lançando-se no universo ficcional de cenários na Amazônia.

ROTEIRO ESTÁ EM FASE DE ADAPTAÇÃO

Quico Meirelles já esteve com o pai em Belém, onde passou um período durante as atividades da direção da ópera “O Pescador de Pérolas” (Bizet), em 2015. “Li o livro e gostei não só da história, mas do universo que ela revela. Não lembro de ter visto algo nesse sentido sobre Belém e o Marajó, como o livro descreve. A nossa vontade é de contar não só essa história forte, mas de revelar esse universo no cinema, que acreditamos ser visualmente incrível. É o meu primeiro longa e estou muito animado para começar, e é uma responsabilidade com uma história desse nível. Mas estou com parceiros incríveis e com boas perspectivas para esse processo. Conheci alguns pontos da cidade, quero conhecer o Marajó e conversar também com o Edyr”, diz Quico Meirelles, em entrevista exclusiva ao Você.

O livro de Edyr Augusto irá ganhar as telonas. (Foto: divulgação)

A vida toda de Janalice é uma “pssica” - que no linguajar popular paraense significa ter azar em algo quando alguém “joga” um mau agouro. E a equipe apostou nesta vida azarada da narrativa do livro para as telonas pela potência das cenas literárias e pela própria habilidade de escrita de Edyr, que deixou a todos da produtora fascinados. “A Andreia e o meu pai acharam o livro incrível e propuseram transformar em filme”, conta Quico. A partir de agora, eles passarão a entender melhor o que da narrativa literária será adaptado de forma igual para o cinema e também sobre como encadear o em forma de vídeo.

“Estamos começando a entender o livro e pensar na estrutura do filme. Cada capítulo fala de um personagem, então para o cinema fica fragmentado. Estamos estudando como adaptar essa estrutura do próprio autor, separando quem são os personagens centrais, a Janalice, o português, e tem o Preá. São três histórias, estou tentando entender quando uma entra na outra, como se conectam e como traduzir para o cinema em imagens a experiência de ler um livro que parece uma metralhadora, as coisas ocorrem muito rápido. Em duas páginas ocorrem mais coisas na vida da Jane do que na minha vida inteira”, brinca o diretor, acrescentando que a ideia é também dar ao filme a velocidade da narrativa de Edyr.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias