Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Jader comemora empréstimo para saneamento em Parauapebas

Quinta-Feira, 07/12/2017, 08:35:41 - Atualizado em 07/12/2017, 08:35:41 Ver comentário(s) A- A+

Jader comemora empréstimo para saneamento em Parauapebas (Foto: Divulgação)
Jader deu a boa notícia pessoalmente ao prefeito de Parauapebas, Darci Lermen. (Foto: Divulgação)

Parauapebas é um dos municípios mais ricos do Pará. Conhecido como a “Capital do Minério”, o contraste entre a falta de saneamento básico e sua riqueza mineral chamam a atenção em rankings que medem a qualidade das condições sanitárias das cidades brasileiras. Mas essa triste realidade vai finalmente ser sanada. No início desta semana a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão integrante da estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, aprovou a capacidade de o município contrair empréstimo no valor de R$ 70 milhões para cuidar do saneamento municipal.

Coube ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA) dar a boa notícia a Darci Lermen, prefeito da cidade, comunicando a aprovação do pedido de empréstimo feito pela Prefeitura Municipal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O senador fez um pedido pessoal ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para que a demanda de Parauapebas fosse colocada em pauta na última reunião realizada pela comissão.

“Sempre me incomodou o fato de termos no Pará um município tão rico em contraste com uma população tão necessitada”, justificou o senador. Jader Barbalho, que foi governador do Pará por duas gestões, lembrou que, na época do início da exploração de minério no município ocorreu uma grande migração para a periferia cidade, que fica no sudeste do Pará. “Assistimos à chegada de milhares de pessoas que eram levadas para o município no mesmo trem cargueiro que levava o minério para o porto no Maranhão”, lembra o senador.

MOBILIZAÇÃO

Jader Barbalho explicou que a explosão demográfica em Parauapebas fez com que o município esgotasse sua capacidade sanitária, fazendo com que os moradores da periferia fossem obrigados a conviver, durante décadas, com ruas alagadas e esgoto a céu aberto. “Foi muito gratificante poder participar de um momento tão importante para a cidade de Parauapebas. Tão logo recebi a solicitação feita pelo prefeito Darci Lermen fiz contato com o ministro explicando a urgência da situação”, ressaltou. Jader lembrou ainda que a falta de saneamento básico é uma das mais graves causas de doenças no mundo, principalmente em recém-nascidos.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que, dos mais de 150 mil habitantes de Parauapebas, somente cerca de 20 mil dispõe de serviço de coleta de esgoto. O restante convive com a sujeira correndo a céu aberto. O prefeito Darci José Lermen agradeceu o empenho do senador para que o empréstimo fosse liberado. 

Lermen também lembrou que o senador Jader Barbalho foi um dos responsáveis pela mobilização no Senado para que a Medida Provisória 789/2017 fosse aprovada. A MP, que foi para a sanção do presidente Temer, aumenta alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, royalty pago pelas mineradoras a estados e municípios. A proposta aumenta a alíquota do minério de ferro de 2% sobre a receita líquida para 3,5% para o faturamento bruto da empresa.

PREFEITOS DE MONTE ALEGRE E ABAETETUBA VISITAM JADER

O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, e sua esposa, a ex-deputada estadual Josefina do Carmo, ambos do PMDB, estiveram no gabinete do senador Jader Barbalho para tratar das demandas daquele município.

Entre as dificuldades enfrentadas pela nova administração de Monte Alegre está o sucateamento e superlotação dos serviços de saúde do município. Jardel explicou ao senador que Monte Alegre recebe muitos pacientes de outros municípios vizinhos, o que acaba por gerar maior demanda nos serviços de saúde.

Para atender aos apelos do prefeito de Monte Alegre, o senador Jader ligou para o diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o paraense João Salame Neto, que imediatamente atendeu ao pedido do senador, providenciando a liberação de emenda no valor de R$ 150 mil para custeio da saúde.

ABAETETUBA

Já o prefeito de Abaetetuba, Alcides Eufrasio da Conceição Negrão, conhecido como “Chita”, aproveitou sua estada em Brasília para agradecer ao senador Jader Barbalho o empenho e liberação de emendas parlamentares que estão ajudando ao município a recuperar vias urbanas e rurais. Chita também fez um convite ao senador Jader para que compareça aos festejos em homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 8. 

(Luiza Mello/Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado:



Comentários