plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marinheiro Solitário: conheça o idoso que mora há 10 anos em uma parada de ônibus em Belém

Chinelo de dedo, calção e tronco nu, prato, escova e alguns baldes que servem como “dispensa” para guardar o pouco de bens materiais que lhe restam. Para os mais apressados e distraídos que passam pelo ponto de ônibus da avenida Generalíssimo – entre Boav

Chinelo de dedo, calção e tronco nu, prato, escova e alguns baldes que servem como “dispensa” para guardar o pouco de bens materiais que lhe restam. Para os mais apressados e distraídos que passam pelo ponto de ônibus da avenida Generalíssimo – entre Boaventura da Silva e Domingos Marreiros – este personagem pode até parecer invisível, mas dentro de si carrega uma existência profunda, própria de quem mora há uma década numa parada de ônibus no coração da capital paraense.

Para quem pergunta o nome ele não esconde: Satírio, 72 anos, mais conhecido como "Marajó". Os vizinhos e trabalhadores das proximidades já o conhecem e o respeitam, e não é para menos. Mesmo com a condição precária, o idoso levanta diariamente as 4h da madrugada. Com seu olhar triste, vai a pés até o mercado do Ver-o-Peso, onde faz um “bico” como carregador e volta somente as 10h da manhã. A renda lhe garante algum sustento, mas não o suficiente.

“Ele não fala com muita gente mas todos o conhecem na área. Eu o encontrei e ele só falou comigo porque conhecia meus familiares. Vários familiares e amigos já tentaram o tirar de lá, mas ele não quer”, conta Bernadete Tavares, que o avistou quando estava de passagem pelo local e decidiu conversar com Satírio.

MARINHEIRO DO MISTÉRIO

Para quem sente confiança, o senhor Satírio conta parte de suas aventuras e de onde veio, Ponta de Pedras, no Marajó; mas um mistério ele não revela: o motivo pelo qual saiu de casa. "Marajó" apenas limita-se a dizer que foi uma “decepção familiar”. Ele conta que trabalhou durante boa parte da vida como tripulante de um barco, e que viajou muitas vezes rumo ao Oiapoque, onde viveu grandes aventuras. Na embarcação foi onde ganhou o apelido que dura até hoje.

Satírio é querido e conhecido por muitas pessoas. Durante o período que está em “casa”, vários moradores param para cumprimentá-lo. Até mesmo veículos param na avenida para falar com o homem, que apesar de não revelar suas mágoas e negar qualquer tipo de ajuda, seja da família ou do Estado, continua mantendo o brilho no olhar septuagenário.

PESSOAS EM CONDIÇÃO DE RUA EM BELÉM

Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015 apontam que existem mais de 500 pessoas morando nas ruas da Grande Belém (capital e regiões metropolitanas). A maior parte destas pessoas está concentrada na região central da cidade, onde o acesso a recursos é maior. As drogas são um refúgio ilusório, e muitas vezes acabam levando estes moradores de rua às ruínas, e o pior, sem qualquer tipo de apoio.

No caso do senhor Satírio, o poder público não pode intervir para o abrigar, pois de acordo com a legislação em vigor, os familiares e principalmente a pessoa em condição de rua devem consentir a ajuda do estado.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) informou que o atendimento e o fornecimento de dados sobre pessoas em condições de rua é de responsabilidade da prefeitura do município. A Funpapa, órgão municipal responsável pelo serviço social, informou sobre os últimos dados publicados em 2015.

(Igor Wilson e Thomás de Souza)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias