plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fila de espera para cirurgias pelo SUS tem 21 mil pessoas no Pará

Um sofrimento que pode durar mais de 10 anos. Essa é a realidade de mais de 904 mil famílias no País que vivem a expectativa de ver um ente querido ser operado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Pará, a espera por uma cirurgia eletiva atinge 21.426 pac

Um sofrimento que pode durar mais de 10 anos. Essa é a realidade de mais de 904 mil famílias no País que vivem a expectativa de ver um ente querido ser operado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Pará, a espera por uma cirurgia eletiva atinge 21.426 pacientes, sendo que o primeiro deles foi incluído na fila em 2010. A maior demanda para cirurgias eletivas no Pará é para retirada de vesícula: 3.226 pacientes. O levantamento foi feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), usando dados das secretarias estaduais de saúde.

E o número de paraenses à espera de cirurgia na fila do SUS pode ser ainda maior, já que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não entregou os dados atualizados de Belém ao CFM. Os números foram solicitados com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011. Com a falta de dados atualizados da Prefeitura de Belém, o município do Estado que registra o maior número de pacientes na fila é Marabá, com quase 5 mil pessoas aguardando uma cirurgia.

A maior demanda pelo SUS no Pará é para cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal: 8.542 na fila de espera. Em seguida, vem a demanda por cirurgias nos órgãos genitais e urinários, tais como para infecção urinária e cálculo renal (5.206 pacientes) e ainda para cirurgias nos olhos (4.296 pessoas aguardando). Apresentam também alta demanda as chamadas cirurgias para doenças ocupacionais em tendões, músculos, nervos, ligamentos, entre outros, sendo 2.001 pacientes no Estado.

BRASIL

No Brasil, em geral, o usuário do SUS não sabe quanto tempo vai esperar por uma cirurgia. A expectativa é de que, com a publicação da Portaria nº 1.294/2017, do Ministério da Saúde, que amplia o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no SUS, seja possível estabelecer padrões de qualidade e parâmetros de tempo para a assistência à saúde.

Especialistas alertam que a demora para realizar procedimentos pode agravar o quadro dos pacientes. Segundo o CFM, o número de pacientes no País aguardando cirurgia pode ser maior, já que somente 16 Estados e 10 capitais responderam. Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais.

FILA NO PARÁ

Pelo menos 750 pedidos de cirurgias no País estão na fila há mais de 10 anos. No Pará, as informações obtidas pelo CFM mostram que há pelo menos 15 casos de pacientes que aguardam cirurgia desde 2010. O ano que acumulou mais demandas no sistema do SUS no Estado foi 2016, com 7.447 pacientes incluídos na lista de espera.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias