plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

A misteriosa fumaça que invadiu a Grande Belém e que põe em risco milhares de paraenses

Ela costuma chegar quando a madrugada se aproxima, por volta das 22h. Para quem não conhece a região, sua suave aparência de neblina pode até agradar, mas por trás desta beleza pode haver graves riscos a saúde da população. Muitos moradores estão relatand

Ela costuma chegar quando a madrugada se aproxima, por volta das 22h. Para quem não conhece a região, sua suave aparência de neblina pode até agradar, mas por trás desta beleza pode haver graves riscos a saúde da população. Muitos moradores estão relatando e buscando uma resposta sobre a misteriosa fumaça que têm invadido muitos bairros da Grande Belém há pelo menos um ano. As autoridades, assim como os moradores, parecem não saber do que se trata e preferem manter o silêncio sobre o caso.

A extensão da nuvem de fumaça é assustadora, e em alguns dias alcança uma extensão que vai de Belém ao Icuí, na região metropolitana da capital. Temendo pela saúde, alguns moradores têm procurado algum tipo de explicação para o curioso caso.

“É todo dia, só varia de acordo com o dia da semana. Tem dias que essa fumaça cobre todo o Icuí e a Cidade Nova e ninguém sabe o que é”, conta Lucas Ferreira, morador do Icuí atingido diariamente pela fumaça.

A falta de explicações sobre o mistério têm gerado todo tipo de especulações sobre a origem da fumaça. Algumas pessoas dizem que trata-se de queimadas em fazendas de gados distantes, outras arriscam e atribuem o fumo noturno às padarias.

“Saio de madrugada para trabalhar, e sempre tem essa fumaça, no início até achava legal e pensava que era neblina devido ao frio noturno, mas depois que continuou essa situação todo dia percebi que não era natural, pois aqui no Pará não pode haver isso toda a noite”, explica Jennifer Souza, moradora do bairro do Marco, bem distante da casa do primeiro entrevistado.

POSSÍVEL FENOMÊNO DE POLUIÇÃO CHEGANDO A BELÉM

Uma das mais prováveis explicações desta fumaça é um fenomêno chamado Smog. Este fenomêno, causado pela poluição na atmosfera, têm surgido principalmente a partir da consolidação das grandes cidades, a partir do século XXI. O Smog já é reconhecido por cientistas do mundo inteiro e está presente principalmente em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e já saturou a atmosfera. O fenomêno atinge cidades como São Paulo e Belo Horizonte já há algum tempo.

QUEREMOS SABER O QUE É

A medida que a informação sobre a extensão da misteriosa fumaça é compartilhada, mais paraenses vão se juntando ao grupo de moradores que pede uma explicação das autoridades sobre o caso, que já dura pelo menos um ano, segundo os relatos.

A resposta sobre este mistério é urgente, pois a saúde de milhares de paraenses pode estar em risco. A inalação de fumaça é altamente prejudicial para o organismo humano. As partículas de monóxido de carbono entram nos pulmões e provocam inflamações que podem causar até mesmo câncer de pulmão. Outros órgãos também são afetados, como o coração. As substâncias químicas da fumaça também entram no sangue, podenda gerar graves doenças, como pneumonia e parada cardíaca.

A reportagem do DOL entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e a Delegacia Especial do Meio Ambiente em busca de uma resposta para o assunto, mas as solicitações não foram respondidas até o momento.

(Igor Wilson)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias