plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

NASA aponta que derretimento de geleiras pode causar inundação em Belém

Belém pode ser diretamente atingida por inundações das geleiras derretidas nos Polos Sul e Norte, além da Groelândia, segundo estudos da Agência Especial Americana (NASA). A capital paraense está entre as 293 cidades ao redor do mundo que podem sofrer com

Belém pode ser diretamente atingida por inundações das geleiras derretidas nos Polos Sul e Norte, além da Groelândia, segundo estudos da Agência Especial Americana (NASA). A capital paraense está entre as 293 cidades ao redor do mundo que podem sofrer com mais uma consequência do aquecimento global.

O derretimento total da Groelândia, por exemplo, aumentaria os níveis do oceano em 6 metros. O Rio de Janeiro, que junto de Belém e Recife são as cidades brasileiras que aparecem no mapeamento, já teve o nível do mar aumentado em 3,03 milímetros desde 2015. 30% desse número apenas em função do derretimento na Groelândia.

No Brasil, Belém e Recife podem ser as cidades mais atingidas. O desnível da maré nas duas cidades pode chegar a oito metros, segundo David Zee, professor da UERJ, em entrevista para o site Sputnik.

"Em Recife e Belém, o desnível de maré nessa região é em torno de sete, oito metros e de um a um metro e meio no Rio de Janeiro. É como o efeito do carrossel. Se você está no centro com ele girando, praticamente não vê força nenhuma atuando. Ao contrário. Quanto mais se estiver nas extremidades mais se sente o efeito", disse.

Os estudos da NASA foram feitos a partir de computação reversa e mapeamento geotérmico pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JetLab). Os resultados apontam ainda que as inundações não aconteceriam de maneira uniforme.

(Com informações do Sputnik)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias