plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Derretimento de geleiras terá impacto em Belém, prevê Nasa

O aquecimento global tem causado o derretimento acelerado de algumas das maiores geleiras do planeta - do Ártico à Antártida. Uma das preocupações dos cientistas é que isso deve provocar a elevação no nível dos oceanos e transformar a Terra. Uma nova fer

O aquecimento global tem causado o derretimento acelerado de algumas das maiores geleiras do planeta - do Ártico à Antártida. Uma das preocupações dos cientistas é que isso deve provocar a elevação no nível dos oceanos e transformar a Terra.

Uma nova ferramenta desenvolvida por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa tenta prever como 293 cidades portuárias do mundo - incluindo Belém - serão afetadas pelo derretimento de porções diferentes de todas as massas de gelo no mundo.

"Resolvemos pensar do ponto de vista de alguém que está numa cidade costeira, tentando entender como as áreas geladas ao redor do mundo podem mudar o aumento do nível do mar ali. Por isso, tivemos que usar computação reversa.", explicou o físico e engenheiro mecânico Eric Larour, líder do projeto, à BBC Brasil.

Segundo o estudo, Belém, apesar de estar longe da Antártida, é sensível ao derretimento em todo o continente gelado.

Ainda segundo de acordo com o levantamento, Belém seria menos afetada pelo derretimento na Groenlândia do que Recife e Rio de Janeiro, por exemplo.

Veja:

Foto: Nasa

Quanto mais vermelha a área do mapa, mais sensível é a cidade ao derretimento naquela parte da massa de gelo. Quanto mais azul, menos impactada ela será.

(Com informações da BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias