plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comércio de Belém abrirá aos domingos para as compras de Natal

De olho no aumento das vendas para o Natal, os lojistas do Centro Comercial de Belém devem abrir as portas em pelo menos dois finais de semana de dezembro. Nos dias 17 e 24, os comerciantes devem fazer um esquema especial para receber os clientes de últim

De olho no aumento das vendas para o Natal, os lojistas do Centro Comercial de Belém devem abrir as portas em pelo menos dois finais de semana de dezembro. Nos dias 17 e 24, os comerciantes devem fazer um esquema especial para receber os clientes de última hora. É o que prevê o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas).

Segundo Joy Colares, presidente do Sindilojas, o funcionamento do comércio é liberado aos domingos por lei municipal. O centro comercial geralmente não tem lojas abertas por falta de movimento. “Por isso, as lojas devem abrir nesses dois domingos. Só lembrando que a abertura é livre, desde que respeitem a jornada de trabalho dos seus funcionários”, afirma Joy.

OTIMISMO

E os trabalhadores se preparam para este momento. “A gente se prepara bastante para o Natal. Quando acaba o Círio, contratamos funcionários, compramos mercadorias e fazemos promoções”, enfatiza a gerente de uma loja, Stefane Santos. Ela está confiante. “Acredito que as pessoas se preservaram o ano inteiro para começarem a comprar agora. A gente calcula em 20%, o número de vendas a mais neste ano”, adianta Stefane.

De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), a expectativa de vendas para este ano é melhor que 2016. Entre novembro a dezembro deve ser gerado um crescimento de 4% no volume de vendas, superando o ano passado, quando houve queda de 13%. Alguns fatores contribuem para esse quadro positivo, segundo afirma a assessora econômica da Federação, Lúcia Lisboa. São eles: inflação mais baixa, aumento do número de empregos e taxa Selic favorável. “A taxa de inflação oficial do IBGE neste ano está bem mais baixa do que no ano anterior. Se em 2016, esse número chegou a 6,29% e em 2017 o índice da inflação está calculado em 1,07% - que pode chegar a 2% até no final do ano”, explica a especialista.

COMÉRCIO

O Sindilojas diz ainda que as lojas poderão ter seu horário de funcionamento estendido até às 23:00 horas, entre os dias 20 e 23 de dezembro. No dia 24, as portas ficarão abertas até às 19:00 horas, e no dia 31 de dezembro até às 16:00 horas. Nos demais dias, o horário de funcionamento das lojas é o de sempre, entre 8h e 18h.

ANTES DE COMPRAR, SIGA AS DICASDE COMO ECONOMIZAR

Faça uma lista com os nomes de quem vai presentear e o quanto pretende gastar, para não correr o risco de extrapolar na hora das compras

Pesquise preços em pelo menos três lugares diferentes. Utilize a internet como fonte de pesquisa

Negocie sempre, sem pressa e com bom humor. Se for pagar à vista, não tenha vergonha de pedir descontos; valorize seu dinheiro.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias