plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pesquisadora paraense concorre a prêmio nacional de Inovação. Vote nela!

A geógrafa paraense Ane Alencar é uma das três pessoas de maior destaque do país em Inovação. A pesquisadora, que atualmente reside em Brasília, concorre ao "Prêmio Veja-se", da revista Veja. A premiação busca valorizar as histórias inspiradoras de cidad

A geógrafa paraense Ane Alencar é uma das três pessoas de maior destaque do país em Inovação. A pesquisadora, que atualmente reside em Brasília, concorre ao "Prêmio Veja-se", da revista Veja.

A premiação busca valorizar as histórias inspiradoras de cidadãos excepcionais que, muitas vezes longe dos holofotes, se destacaram em 2017 como agentes de mudança na sociedade brasileira.

A paraense concorre na categoria "Inovação". Há ainda as categorias Educação, Saúde, Diversidade, Políticas Públicas e Cultura. Segundo a revista, os escolhidos em cada área foram indicados por especialistas de todas as regiões do Brasil. Os critérios para a seleção são o impacto social, o alcance e a originalidade de atuação dos candidatos.

Doutora pela Universidade da Flórida, Ane hoje é diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), ONG de desenvolvimento sustentável com sede em Brasília. Ela começou na organização como estagiária e hoje é referência internacional em sua área.

Através dele foi criado o aplicativo Alerta Clima Indígena, que cruza informações oficiais e atualizadas sobre as duas principais ameaças aos territórios indígenas: fogo e desmatamento, fundamental para tentar evitar maiores problemas na região.

O reconhecimento por tal trajetória e iniciativas começa desde cedo, de dentro de casa mesmo. Para sua sobrinha, Ana Laura Goés, "ela é aquela pessoa que é um ponto de equilíbrio, sabe? Desde pequena sempre a vi lutar em prol da meio ambiente e do bem estar das pessoas. Minha tia é aquele ser que nasceu pra fazer o bem. E cada prêmio que ela ganha, é um orgulho imensurável. Se um dia eu chegar a ser metade dela, vou ser muito feliz", destaca a jovem.

O reconhecimento não é aleatório: os conselhos de Ane ainda são muito importantes para Ana Laura, que é pedagoga e faz pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Práticas Inclusivas. "Ela sempre me disse 'faça o que tem faz feliz' e a escolha pela pós, teve uma parcela de ajuda dela", enfatiza.

Vote na paraense!

Ainda é possível votar na paraense. A escolha deve ser feita (clicando aqui)até dia 03 de dezembro. A premiação ocorre no dia 12, em São Paulo.

De acordo com Ana Laura, "a família toda tá motivada com esse concurso. Minha avó já mobilizou amigos e alunos na rede social dela. Agora queremos contar com a ajuda de todos, já que isso pode provar pras outras regiões no Pará tem profissionais inovadores que são dignos de prêmios de reconhecimento", finaliza.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias