plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Não perca a coluna de Mauro Bonna deste domingo

Estaleiro Rio Maguari tipo exportação  O Rio Maguari será o único estaleiro brasileiro a ter um estande no Work Boat Show, um dos maiores eventos do setor de embarcações comerciais do mundo, realizado no próximo final de semana, em New Orleans. É a prime

Estaleiro Rio Maguari tipo exportação

O Rio Maguari será o único estaleiro brasileiro a ter um estande no Work Boat Show, um dos maiores eventos do setor de embarcações comerciais do mundo, realizado no próximo final de semana, em New Orleans. É a primeira vez que o estaleiro - o maior da Amazônia e o que mais entregou embarcações no Brasil nos últimos seis anos - participa como expositor. A participação consolida a estratégia de se apresentar no Exterior como uma alternativa para o mercado internacional de barcaças, empurradores e rebocadores.

Imagine uma peça que sobrevive só de bilheteria

A peça "Verde Ver o Peso" completa 35 anos em cartaz, obra prima do Grupo Experiência, grupo esse surgido entre alunos do Colégio Moderno. A mais longeva da história do talentoso teatro paraense, escola de vários atores, tombada como bem cultural imaterial, porém nunca teve apoio do poder público. Vive única e exclusivamente de bilheteria, caso raríssimo- e ponha íssimo nisso - na cultura nacional.

Eleição disputada no Crea

Será no dia 15 de dezembro a eleição no Crea-PA, em urna eletrônica. São quatro candidatos. Existem 47 mil profissionais inscritos no Crea-PA (cerca de 57% na Grande Belém). Desses, 31 mil estão aptos a votar, porém no histórico não votaram mais do que dois mil nos pleitos da instituição. O conselho opera com 22 inspetorias e, neste ano, deve arrecadar algo como 26 milhões.

Seminário sobre a TV Digital

Na sexta, na Fapan, será realizado o Seminário sobre TV Digital na Amazônia, com a presença de especialistas no assunto e a realização de workshops técnicos. O objetivo é discutir sobre a mudança da TV analógica para TV digital enquanto uma nova mídia contendo novas possibilidades de produção, interação e trabalho. É promovido pela Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (Ippa/Naea) e da Produtora Colaborativa do Pará, com apoio da UFPA, Fapan e Fapen.

Tartaruga monitorada

O Programa Quelônios da Amazônia, do Ibama, monitorou entre 29 de setembro e 10 de novembro cerca de 10 mil fêmeas da espécie tartaruga-da-amazônia em idade reprodutiva na região conhecida como tabuleiro de Monte Cristo, no rio Tapajós, próximo a Aveiro. Isso significa que em 2017 a população dessa espécie cresceu 268%, em comparação ao início da década de 80.

Boi

A pecuária do sul do Pará, dona de 60% da produção do estado, por intermédio de seus sindicatos, está se articulando para pular fora da Faepa. Tenta acesso direto aos fundos públicos de financiamento.

Yamada

Amanhã, os advogados começam a redigir o acordo trabalhista. Já foram liquidados cerca de 80 milhões de reais. Ainda restam ações em tramitação na Justiça do Trabalho. Para quitação o Grupo Yamada entregará imóveis.

GM

Avançaram bastante as negociações para que o empresário Zé Neto assuma a bandeira GM, hoje operada pela Importadora.

Ford

O empresário Délio Mutran vai inaugurar no dia 10 de dezembro, a Vega concessionária Ford, na BR-316, antigo ponto da Kia. Até março surgirá uma segunda loja no centro de Belém.

Giardini

O novo lançamento MB Capital/Quadra, Giardini, terá uma torre corporativa pela Serzedelo e outra residencial pela Gentil. Ocupará toda a área da antiga Clínica Pediátrica.

Macetes

Em comemoração aos seus 50 anos de magistério, Antonio Carlos Trindade de Moraes lançará o livro "Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes", no dia 20 de janeiro, às 11h, no Museu do Estado, incluindo uma aula-show maceteada.

Energia

Bastante elevado o custo de manutenção dos 17 quilômetros do cabo subaquático que leva energia firme de Tucuruí para os municípios do Marajó. São duas inspeções anuais com mergulhadores especializados.

Frio

Amanhã, chegam cinco carretas gigantes trazendo de Curitiba novos equipamentos de refrigeração para o aeroporto de Val-de-Cans. Instalação imediata, principalmente nas salas de embarque.

Japão

Emissários da companhia japonesa ANA estiveram na sexta, com o superintendente da Infraero, Fábio Rodrigues. Destacamento precursor para preparar a visita de membros da Família Imperial do Japão, no ano que vem.

Agro

O 48º Encontro Ruralista do Pará será realizado nesta terça e quarta, na Faepa. E na quarta, à noite, na Fiepa, a entrega da premiação do Agropará 2017.

Argumento

Amanhã, às 22h, no Argumento da RBA: o teatrólogo Geraldo Sales e o zootecnista Guilherme Minssen.

"Claudia"

A ultima edição da revista "Claudia", que tem a jornalista Ana Paula Padrão como diretora de Redação, abriu interessante espaço para Beth Cheirosinha, com receitas infalíveis para o corpo e a alma no Ver-o-Peso, e Dona Onete, a rainha do pitiú.

Overboad

Paulo Sérgio Costa que já opera com a Strike Force, no Pátio, vai abrir agora em dezembro, uma grande pista de Overboad e de Drone, também no Pátio.

Papel

O empresário Valdir Nagem visitou todos os shoppings de Belém. Em 2018, abrirá quatro lojas Nagem na cidade, com tudo de informática e papelaria.

Estação

Pará 2.000 e os restaurantes da Estação chegaram a um acordo: neste ano haverá réveillon, com tudo que o belenense merece.

Pioneira

Graciete Correa, com experiência de 25 anos em empresas como Souza Cruz e Compar, acaba de abrir a GBC Coaching e Consultoria. Em parceria com a Clinton Education, será a primeira consultora do Pará a usar a metodologia Qemp (Quociente do Empreendedor).

Reforma

A Gestor Consultoria promoverá no dia 6 de dezembro, workshop sobre as principais repercussões da Reforma Trabalhista. Ministrado pelo consultor empresarial Antônio de Pádua Filho, o curso apresentará ações práticas preventivas e corretivas a serem adotadas pelas organizações. Inscrições adm@gestorconsultoria.

Colheita

A Citropar colheu mais uma safra de laranja em Capitão Poço, com a importante força de trabalho de presidiários do regime semiaberto de Bragança. A remuneração é dividida em três partes iguais: uma paga em espécie, outra para a família e a terceira depositada em uma poupança coordenada pela Susipe, para que o preso usufrua no final da pena.

Manaus

Manaus ganhou um novo shopping, o Grande Circular, que conta com o primeiro cinema 4D da cidade - na estreia, "Liga da Justiça". É administrado pela AD Shopping, a mesma que está à frente do Pátio Belém.

Remédio

A Extrafarma vai fechar o drive-thru da Mundurucus. E abrir um novo na loja da Conselheiro com Presidente Pernambuco.

Vendas

Palestra gratuita nesta quinta, às 8h, no Ideal/ FGV, na Travessa São Francisco: "A Magia dos Grandes Vendedores", com Claudio Lenga de Goldberg, mestre em Administração Estratégica de Negócios.

Unama

Milton Nobre receberá o título de Doutor Honoris Causa da Unama. Édson Franco e Antônio Vaz o título de Professor Emérito. A cerimônia amanhã, às 19h, no campus Ananindeua, será presidida pelo reitor da universidade, Janguiê Diniz.

Mostra

Nesta quarta e na quinta, com curadoria de Hilton Silva e Francisco Weyl, Mostra de Cinema Negro Ficca. São oito filmes de autores negros e temáticas a partir da arte e da resistência negra. Na Sala de Leitura do Laboratório de Antropologia da UFPA, sempre às 16h.

Xadrez

No próximo final de semana, no hotel Vila Rica, será realizado o Campeonato Paraense de Xadrez Público. Organizado pela Federação de Xadrez do Pará, terá o prêmio de 400 reais para o 1º lugar e de 100 reais para o Melhor Feminino. Às 14h.

Fies

Foi prorrogado, até esta quinta, o prazo para renovação semestral de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2017. Também foi prorrogado para esse mesmo dia, o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino.

Combos

A Casa d’Noca lançou a Quarta da Confra, para quem quiser fazer sua festa de final de ano. Luciana Fajardo colocou em cena três combos diferentes, incluindo petiscos e cervejas.

Casa nova

No próximo dia 4, o Núcleo Avançado de Reabilitação (NAR) fará coquetel a convidados para apresentar seu novo espaço. Agora, a clínica está localizada no Edifício Garagem, 4º andar, dentro do Hospital Adventista de Belém.

Europa

Começou a venda de passagens de voos de Belém e Manaus, para a Europa, pela Air France-KLM. A viagem até Fortaleza será operada pela GOL.

Curitiba

No sábado que vem, o Restaurante Quintana, da renomada chef Gabriela Carvalho, de Curitiba, promoverá o evento "Do Pará ao Paraná", em parceria com a Manioca, pequena indústria gastronômica paraense. A programação faz parte do Projeto Cardápio Cultural do restaurante.

Hangar

A Pará 2.000 assinou contrato com a Phoenix Tower do Brasil, que fará um investimento de 700 mil reais no Hangar, para o perfeito funcionamento do sistema de conexão e transmissão de sinal de celular em ambientes fechados, através de cabos e antenas, indoors.

Contas

O TCE e o MPC realizarão, nesta quarta, capacitação para conselheiros e procuradores, com o tema "Processo nos Tribunais de Contas". O curso será ministrado pela conselheira geral do Instituto de Direito Processual, Renata Vieira Maia, e pelo ministro substituto do TCU, Weder de Oliveira.

Atacarejo

Na inauguração do Econômico, na Pedro Miranda, foi anunciada a criação da rede de farmácias Ecofarma, que inaugura, já em dezembro, três unidades em seus três atacarejos e uma de bairro. Também anunciou a instalação de seu primeiro magazine, também no lojão da Pedro Miranda.

Militar

Com o filme intitulado "O Pioneiro da Transamazônica", o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) está representando a Amazônia no II Festival de Filmes Militares, que ocorre nesta quinta, em Brasília.

Chalé

O bom senso prevaleceu e a Prefeitura decidiu manter a Biblioteca Avertano Rocha onde está instalada muito bem obrigada, em Icoaraci. O Chalé Tavares Cardoso, agora cuidadosamente restaurado, ganhará destinação mais adequada ao seu estilo. Parabéns!

EM ALTA

Almoço

Jorginho Silva, ex-Sayonara, é a nova atração nos almoços do Manjar. MPB, pop e rock.

Pátio

Nesta quinta, abrirão a nova CK e a Ana Capri no Pátio Belém. Negócios dos irmãos Feijó.

Eventos

Agenda Aí, o APP será lançado na Pará Negócios para facilitar o gerenciamento de eventos.

EM BAIXA

Voo

A TAP mais uma vez anuncia que cobrará juros nas vendas no cartão de crédito, a partir de amanhã.

Basílica

O tempo passa e o Exército não devolve ao SPU a área doada por Temer à igreja.

Parque

A Aeronáutica exige indenização para liberar a área do Aeroclube para parque público.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias