plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Conclusão do BRT até Icoaraci atrasa em mais dois meses

No trecho do Conjunto Maguari, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, as obras do BRT estão paradas. Sem operários trabalhando e tampouco máquinas operando, as pessoas começam a desconfiar do novo prazo anunciado pela Prefeitura para a conclusão do proj

No trecho do Conjunto Maguari, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, as obras do BRT estão paradas. Sem operários trabalhando e tampouco máquinas operando, as pessoas começam a desconfiar do novo prazo anunciado pela Prefeitura para a conclusão do projeto.

Fevereiro de 2018 é o novo prazo informado pela gestão de Zenaldo Coutinho para a entrega das obras até Icoaraci, dois meses depois do prazo anterior anunciado durante a inauguração da Estação Mangueirão, que seria ainda em dezembro deste ano. “Eu acho que ainda vai demorar para sair. Talvez só no meio do ano que vem”, disse a balconista Elza Lima, 43, que mora no Parque Guajará e se sente prejudicada com os transtornos do BRT. “A gente está cansado de fazer viagens demoradas, do bairro até o centro, que no geral duram até 1h30”, relatou.

Pela manhã, os transtornos se multiplicam, segundo Elza Lima. Sem abrigos adequados para os passageiros, eles sofrem duplamente: não conseguem apanhar ônibus facilmente e acabam sem proteção contra chuva ou sol.

Poeira, falta de sinalização adequada e demora na execução da obra fizeram a diarista Anete Damasceno, 53, também duvidar dos prazos anunciados. “Quando a gente vai atravessar a rua, mesmo estreita, os motoristas não respeitam os pedestres porque não tem faixa nesse trecho e a gente fica com medo de cruzar a rua”, disse a diarista.

O perigo é maior para quem trafega de bicicleta pela via. Desempregado há um ano, Edson Carneiro, 38, está fazendo trabalhos temporários e precisa se deslocar do seu bairro até a Augusto Montenegro todos os dias. “O problema é que não tem ciclovia ou um espaço reservado só para a gente. Então, sempre é um trajeto perigoso”, afirmou.

SAÚDE

Os moradores dizem que sofrem com problemas respiratórios por causa da poeira. Estender o prazo anunciado é prolongar o transtorno para muita gente, avalia o comerciante Edson Silva, 19, que trabalha numa empresa na avenida.

Em junho deste ano, após dez meses em obras, o Terminal São Brás passou a funcionar em caráter experimental para as linhas de ônibus dos distritos de de Icoaraci e Outeiro, com retorno em São Brás. As linhas passaram a utilizar a estrutura do Terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias