plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Compra na Black Friday exige cautela e muita pesquisa

Originária dos Estados Unidos, a Black Friday já virou uma data tradicional de promoções também no comércio paraense. As megaliquidações devem aquecer a economia em todo o país, inclusive por aqui, e a expectativa no aumento das vendas é grande pelos loji

Originária dos Estados Unidos, a Black Friday já virou uma data tradicional de promoções também no comércio paraense. As megaliquidações devem aquecer a economia em todo o país, inclusive por aqui, e a expectativa no aumento das vendas é grande pelos lojistas. E se engana quem pensa que só as grandes lojas de departamento estão aproveitando o período. Alguns bares e restaurantes da grande Belém também já pensaram várias promoções para atrair a clientela. Em um renomado restaurante no centro da cidade, um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa foi montado exclusivamente para o Black Friday e está sendo vendido por quase a metade do preço. “O período do Black Friday é importante não só paras as lojas como também para os restaurantes que, com criatividade, conseguem atrair frequentadores que ainda não conhecem o ambiente e fidelizar os clientes antigos” disse o Chef Eduardo Amaral, do restaurante Cité. Lá, os clientes vão poder aproveitar a promoção até o final do mês, o que deve aumentar o faturamento da casa em mais de 30 por cento neste período.

Black Friday em Belém terá açaí, leilão e lojas abrindo desde às 7h

Mas nem tudo são flores nessa época de grandes promoções. Especialistas alertam para o aumento de risco de fraudes, principalmente eletrônicas, onde golpistas se aproveitam do aumento das transações para ludibriar consumidores e se apossar de dados pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito, utilizando e-mails inexistentes e domínios que, embora se pareçam com o original, não têm relação com a empresa da suposta oferta.

Segundo o advogado especialista em direito do consumidor, Tiago Cunha, as principais ocorrências relatadas por consumidores neste período estão a propaganda enganosa, a indisponibilidade de estoque, maquiagem dos descontos e a impossibilidade de finalização da compra quando essa é feita via internet.

Ainda de acordo com o advogado, qualquer pessoa pode fiscalizar e denunciar irregularidades aos órgãos de defesa do consumidor como Procon e Delegacia do Consumidor. “Todo e qualquer problema ou dificuldade com a compra ou produto deve ser primeiramente informado ao fornecedor, caso não o problema não seja solucionado, é aconselhado recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou até mesmo ao Poder Judiciário por meio dos juizados especiais.”

Por isso é importante tomar alguns cuidados durante o período de Black Friday, como alerta o especialista. “Recomendamos sempre pesquisar a reputação das lojas, dos sites e dos seus fornecedores e desconfiar de descontos muito atrativos, principalmente eletrônicos. A carga tributárias brasileira sobre esses produtos não permite descontos muito grandes, mesmo em Black Friday. Alguns sites como Reclame Aqui divulgam uma lista de sites considerados fraudulentos, essa consulta sempre é válida.”

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias