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Maioria dos internautas aprova faixas exclusivas para ônibus

A maioria dos internautas aprovam a implantação do sistema BRS, que destina faixas exclusivas a ônibus em algumas avenidas de Belém. No total, 76.04% disseram sim à medida, mas com ressalvas. Segundo um internauta identificado apenas como "Luan", "o BRS

A maioria dos internautas aprovam a implantação do sistema BRS, que destina faixas exclusivas a ônibus em algumas avenidas de Belém.

No total, 76.04% disseram sim à medida, mas com ressalvas. Segundo um internauta identificado apenas como "Luan", "o BRS é bem vindo, porém, enquanto não for realizado o reordenamento do transporte público, ou seja, a eliminação das linhas sobrepostas (inúmeros ônibus com o mesmo itinerário), o sistema arcaico 'bairro-centro', além disso a educação de ambos os condutores. Para isso deveria ser levado a sério o gasto milionário do terminal Mangueirão e da estação São Brás, subutilizadas, para a integração dos ônibus. Ao contrário, não haverá fluidez no BRS e consequentemente, os motoristas irão mudar de faixa". Ainda de acordo com leitor, "a integração do terminal Mangueirão não funciona, são poucos ônibus e tem aqueles que nem entram no terminal devido a pressa".

Já a internauta Bernadete afirmou que acha "importantíssimo essa implantação de faixa exclusiva para ônibus, inclusive sou a favor de que seja implantado esse sistema em toda cidade nas ruas mais movimentadas como a Almirante Barroso, Gentil, Magalhães Barata, Pedro Alvares Cabral etc. Super à favor, irá organizar e educar melhor o transito de Belém".

Já 23.96% afirmou que não apoiam ou desconfiam bastante da medida. "Não vai adiantar nada!primeiro que os motoristas de ônibus nao respeitam ninguém, eles pensam que são donos das ruas", enfatizou o internauta Marcos Silva.

Por fim, o leitor "Paulo Ricardo" comentou que a medida seria "mais uma forma da prefeitura arrecadar dinheiro, porque os ônibus não apenas trafegarão só nas faixas exclusivas, assim dificultando as demais faixas de veiculos particulares. Totalmente atrasado esse sistema. O que falta é trocarem esses ônibus velhos e colocarem mais frotas novas".

O BRS

Caracterizado por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego, o sistema BRS já funciona na faixa da direita das vias que receberam a nova sinalização e são exclusivas para ônibus: na Governador José Malcher (da José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado).

Está proibida a circulação de veículos particulares na faixa de ônibus. A manobra dentro da faixa só é permitida para o acesso de imóveis ou conversões à direita. A fiscalização é realizada, principalmente, por radares eletrônicos e de maneira inteligente e integrada entre os aparelhos, para tentar com que as faixas sejam utilizadas exclusivamente pelos coletivos.

O veículo comum que acessar a faixa para manobras permitidas pode ser registrado por um radar, mas a infração, que estará baseada no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, só será consumada no registro do segundo radar, quando caracterizar que ele trafegou por mais de um quarteirão dentro da faixa exclusiva.

(DOL)

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