plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Conheça a 'farsa internacional' do animal mais feio do mundo

No já distante ano de 2003, uma equipe com 20 cientistas passou quatro semanas entre a superfície e as profundezas do oceano em busca das espécies de peixes e invertebrados que habitam o Mar da Tasmânia, a 2 mil metros de profundidade. O resultado foi a

No já distante ano de 2003, uma equipe com 20 cientistas passou quatro semanas entre a superfície e as profundezas do oceano em busca das espécies de peixes e invertebrados que habitam o Mar da Tasmânia, a 2 mil metros de profundidade. O resultado foi a descoberta de um grande número de novas espécies. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado obtido, espécies marítimas bem peculiares foram cadastradas, mas ninguém sabia que era só o começo de uma história de polêmica história de estrelato póstumo, protagonizado pelo mundialmente famosos Mr. Blobby (ou Senhor Bolha em sua versão em português).

Demorou dez anos para Mr. Blobby ascender à fama. Em 2013, uma competição internacional promovida pela Ugly Animal Preservation Society’s (Sociedade Internacional para a Preservação do Animal Feio) contou com participantes horrorosos de todos os cantos do mundo, mas não deu outra. O peixe-bolha ganhou de lavada. Sua aparência ranzinza que parece a mistura de uma Bolha Assassina com o Jabba de Star Wars (ou o Lama de Os Trapalhões na Terra dos Monstros, para quem prefere referências nacionais). Foi uma vitória de lavada.

Jabba e Lama são parentes próximos que a ficção deu para Mr. Blobby (Foto: Reprodução)

Seu reinado durou anos, mas somente agora a realidade veio à tona, e ela não é tão feia quanto parece. Mr. Blobby é um peixe da espécie Psychrolutes marcidus, que vive na escuridão do fundo do mar, de 600 a 1,2 mil metros abaixo da superfície. Ele nunca sobe às zonas claras, a menos de 300 metros de profundidade. Para suportar a pressão da água nessa profundidade, a espécie possui ossos flexíveis e carne molenga como gelatina.

Com isso, a fama, que o levou a ser considerado o animal mais feio do mundo e o manteve disponível para visitação no Museu Australiano, não deveria existir. Sua aparência foi prejudicada, pois, aos ser trazido para superfície, a baixa pressão atmosférica fez seu corpo inchar e, depois, esparramar como gelatina. Em seu habitat natural, na profundeza do oceano, ele parece mais um peixe qualquer. Ele é até um pouco fofo, como mostra o desenho abaixo.

Como seria o peixe-bolha nem seu habitat  (Foto: Domínio Público)

Por fim, o caso deixa algumas questões no ar: quando será a nova eleição do animal mais feio do mundo? No site do Ugly Animal Preservation Society’s há uma lista com os novos possíveis candidatos. A segunda pergunta é: você preferiria ser famoso por sua feiura ou viver no anonimato com sua beleza mediana?


Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias