plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Sistema Nacional de Empregos lança nova versão de aplicativo

O novo aplicativo Sine Fácil está com novas funcionalidades e está disponível para telefones com sistema operacional iOS - a novidade torna o aplicativo acessível a todos os smartphones. Agora, conforme diz a assessoria de comunicação do Ministério do Tra

O novo aplicativo Sine Fácil está com novas funcionalidades e está disponível para telefones com sistema operacional iOS - a novidade torna o aplicativo acessível a todos os smartphones. Agora, conforme diz a assessoria de comunicação do Ministério do Trabalho, os usuários interessados poderão encontrar de forma mais rápida vagas de empregos disponíveis na rede Sine em todo o Brasil.

Pelo aplicativo, também é possível se candidatar, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do Seguro-Desemprego.

Para baixar o aplicativo, o usuário deve entrar na loja de aplicativos do seu smartphone. Uma alternativa é pelo site cidadão.br. Nesse caso, todo o processo poderá ser feito pelo celular, com o preenchimento de informações pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento - em caso de ter nascido no exterior, a opção será "não sou brasileiro". Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Em seguida, o trabalhador terá que responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral - é preciso acertar quatro das cinco perguntas. É necessário que a Carteira de Trabalho física esteja em mãos durante o processo de instalação do aplicativo mobile. Após esse momento, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Em caso de o usuário não consiga acertar as respostas, terá de esperar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Para entrar com QR Code. o código pode ser obtido no portal Empresa Brasil, nas unidades de atendimento do Sine, no documento recebido no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro desemprego. O código de acesso é individual. Depois de instalado, o usuário deve digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular. A partir disso, já será possível navegar no aplicativo.

As vagas de empregos que aparecem para os usuários são filtradas de acordo com o que foi preenchido no campo Objetivos Profissionais. Em caso de interesse pela vaga, ele pode, pelo próprio aplicativo, se candidatar aos cargos.

No momento em que for agendado o horário e dia da entrevista, o aplicativo salvará, podendo ser consultado no campo Agenda de Entrevistas.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias