plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

100 mil estudantes ainda não cadastraram a meia-passagem. Veja como fazer a sua

Quase 100 mil estudantes da Grande Belém, de um total de mais de 300 mil que possuem esse direito, ainda não têm a biometria cadastrada em seu cartão Passe Fácil, que é a meia passagem usada, e precisam se dirigir a umas das unidades de atendimento para s

Quase 100 mil estudantes da Grande Belém, de um total de mais de 300 mil que possuem esse direito, ainda não têm a biometria cadastrada em seu cartão Passe Fácil, que é a meia passagem usada, e precisam se dirigir a umas das unidades de atendimento para se regularizar e não ter o benefício bloqueado.

O cadastramento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) iniciou ontem e vai até março de 2018. E atenção: cada estudante possui um período específico para fazer seu cadastro, de acordo com seu mês de aniversário.

Por enquanto, apenas os estudantes de Belém estão sendo atendidos nas unidades do Mercado de São Brás, da Estação BRT de São Brás e do Terminal BRT do Mangueirão, e os de Ananindeua no Ginásio Municipal do Abacatão, no bairro da Cidade Nova.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e não demora mais que cinco minutos. Basta comparecer a uma das unidades com o seu cartão Passe Fácil e um documento com foto e registrar sua digital no sistema. No dia seguinte ao cadastro, o aparelho da Passe Fácil nos ônibus já começa a exigir a biometria para validar a meia-passagem.

SEGURANÇA

Segundo o diretor de operações da Setransbel, Natanael Romero, a biometria é uma medida de proteção extremamente necessária para se coibir o uso indevido do benefício. “Instalamos várias câmeras próximas às catracas dos coletivos e identificamos mais de quatro mil fraudes de meia-passagem desde fevereiro até o momento”, argumenta.

Ele cita casos extremos, como de adultos usando cartões de crianças e pessoas usando cartões do sexo oposto para exemplificar o alto índice de irregularidade. “Além de crime, pois é falsidade ideológica, esse prejuízo retorna para o usuário, que acaba pagando mais caro”, continua.

Os usuários de Marituba devem se cadastrar apenas a partir de fevereiro de 2018 e os de Benevides e Santa Maria, a partir de março. Romero ressalta a importância de se adiantar e fazer o cadastro o quanto antes para não deixar para última hora, enfrentar filas longas e passar por problemas desnecessários. Também é importante ficar atento às datas, de acordo com o mês de aniversário.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias