plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará perde recursos destinados à Amazônia para outros Estados

Governadores e senadores dos Estados da Amazônia participaram do evento Amazon Bonn Day, na Alemanha, onde assinaram um acordo de cooperação que prevê a doação de 100 milhões de euros pelos governos da Alemanha e do Reino Unido. A assinatura ocorreu na úl

Governadores e senadores dos Estados da Amazônia participaram do evento Amazon Bonn Day, na Alemanha, onde assinaram um acordo de cooperação que prevê a doação de 100 milhões de euros pelos governos da Alemanha e do Reino Unido. A assinatura ocorreu na última terça-feira (14). Tudo muito bem, se o governador Simão Jatene não fosse fazer apenas figuração e passar vergonha na Europa. Afinal, desse dinheiro, Acre e Mato Grosso vão receber cerca de 70 milhões de euros por terem projetos na área ambiental aprovados pelos países europeus. Os recursos serão disponibilizados imediatamente. Mesmo sendo um dos maiores Estados da região, o Pará ficou de fora dos recursos por não ter apresentado projetos públicos para o meio ambiente.

Se quiser recursos, vai ter de correr atrás do Fundo da Amazônia, que vai disponibilizar mais 30 milhões de euros da Alemanha, direcionados exclusivamente para ações de preservação da Floresta Amazônica e desenvolvimento das comunidades da floresta, caso dos povos indígenas. A redução do desmatamento no Brasil em 16% ajudou o país a conquistar recursos internacionais.

O cacique Raoni, líder indígena brasileiro da etnia Caiapó, esteve no evento e apontou a necessidade de proteger as comunidades indígenas, que agem como verdadeiras guardiãs da floresta. O senador Jorge Viana (PT-AC), que representou o Acre, afirma que parcerias como essas são fundamentais para o desenvolvimento e apoio a comunidades indígenas. “Esses recursos são doações diretas que nós estamos recebendo que vão chegar diretamente para as populações indígenas e também para o que nós chamamos de economia solidária das populações extrativistas.”

MC DESMATA

Enquanto perde recursos que seriam bem-vindos para a preservação da floresta e de comunidades tradicionais, Jatene recebeu uma “homenagem” vergonhosa, ainda durante sua passagem pela Alemanha. A ONG entregou para o governador - chamado de MC Desmata - o disco de platina do hit “não para de desmatar”. Isso porque o Pará encabeça a lista de Estados da Amazônia que mais desmatam, o que, segundo a ONG de jovens Engajamundo, coloca o Estado “no topo das paradas desde 2006”, com o hit “não para de desmatar”.

A entrega do disco aconteceu na terça-feira (14), durante o Amazon Bonn. Segundo Stella Bispo, ativista do Engajamundo, o objetivo da ONG é chamar atenção para que os Estados exerçam e fortifiquem o controle do desmatamento em suas respectivas áreas. “Segundo o Prodes (Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite), o Pará ocupa o topo do desmatamento de estados da Amazônia desde 2006”, afirmou.

(Informações do Engajamundo e Agência Senado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias