plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Você sabia que cães e gatos podem ter câncer de próstata? Veja os sintomas

Novembro (Azul) é o mês de combate ao câncer de próstata e, assim como no ser humano, os cães e gatos também tem essa patologia. Para esclarecer suas dúvidas, o DOL conversou com a médica veterinária Aline Lima. “O câncer de próstata é uma neoplasia que

Novembro (Azul) é o mês de combate ao câncer de próstata e, assim como no ser humano, os cães e gatos também tem essa patologia. Para esclarecer suas dúvidas, o DOL conversou com a médica veterinária Aline Lima.

“O câncer de próstata é uma neoplasia que tem caráter agressivo e crescimento rápido. Geralmente seu diagnóstico é tardio havendo assim comprometimento de áreas adjacentes e outros órgãos”, afirmou a veterinária. Segunda Aline, a doença é mais frequente nos cães e rara nos gatos. “Animais castrados ou não castrados, acima de 10 anos de idade, podem ser acometidos pela patologia”, explica.

Sintomas

Os sinais clínicos mais comuns encontrados nos animais são de perda de peso, fraqueza nas patas traseiras, o Pet passa a manquejar , dificuldade de defecar com presença de posição fecal, incontinência ou retenção urinária, presença de sangue na urina e dores abdominais.

Diagnóstico

O diagnóstico deve sempre ser realizado pelo médico veterinário, onde este vai realizar exame físico (toque retal), e caso seja necessário, também irá solicitar exames como ultrassonografia e radiografia em conjunto com biópsia da próstata para a confirmação do câncer.

A veterinária ressalta a importância de levar o animal ao médico veterinário com frequência para check-up ou ao perceber qualquer mudança de comportamento ou sinais incomuns.

Tratamento

“O tratamento se baseia em radiologia e quimioterapia, porém, infelizmente não aumentam a sobrevida do animal. E em casos em que não há metástase pode ser indicado a retirada total da próstata”, afirma a veterinária Aline.

Ela ressalta que o tratamento escolhido será função do médico veterinário em conjunto com o dono do animal, assim proporcionando o bem-estar do pet.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias