plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Faixas exclusivas de ônibus funcionarão a partir do dia 20

No próximo dia 20, começará a funcionar um corredor exclusivo de ônibus em algumas ruas de Belém. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o chamado Sistema de Ônibus Rápido (BRS, em Inglês, Bus Rapid Sistem), será impla

No próximo dia 20, começará a funcionar um corredor exclusivo de ônibus em algumas ruas de Belém. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o chamado Sistema de Ônibus Rápido (BRS, em Inglês, Bus Rapid Sistem), será implantado primeiramente na Governador José Malcher (da José Bonifácio até a Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado).

Apesar da sinalização no asfalto, muitos motoristas dos chamados carros de passeio ainda continuam trafegando pela faixa. Para a professora especialista em trânsito e transporte público da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) Patrícia Bittencourt, é preciso educar e fiscalizar os condutores para que o projeto funcione. “Estamos em crescimento de malha viária, o que causa congestionamentos e, consequentemente, transforma o tempo de viagem dos coletivos. Então, temos de trabalhar em cima do sistema de transporte público”, disse.

MUDANÇA

Na travessa Castelo Branco com a avenida Magalhães Barata, a placa já sinaliza que a faixa da direita é exclusiva aos ônibus de segunda a sábado, das 6h às 22h. Segundo a Semob, para os veículos de passeio, só será permitida a passagem pela faixa exclusiva na entrada ou saída de garagens e para conversões à direita na via. O taxista Waldir do Carmo, 42 anos, mostrou-se contra o novo sistema. Para ele, a determinação deveria ser discutida com os motoristas. “Como ficam as pessoas que precisam pegar táxi do lado direito da pista e fazer pra parar na faixa? Acho que era para ter feito uma consulta com o povo, com motoristas, para chegarmos a outra solução”.

O motorista de ônibus Augusto Pimentel, por sua vez, acredita que com a implementação do corredor o tempo de viagem do coletivo diminui. “Agilizou a viagem. Deste trecho da Castelo Branco até lá embaixo, eu fazia em 20 minutos no horário de pico. Agora, a gente consegue completar em 5 minutos”.

FUNCIONAMENTO

- O sistema funcionará na faixa da direita da Governador José Malcher (da José Bonifácio até a Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (servirá de integração entre a José Malcher e Conselheiro Furtado).

- A partir do funcionamento das faixas exclusivas, ficará proibida a circulação de veículos particulares na faixa de ônibus. A manobra dentro da faixa só será permitida para o acesso de imóveis ou conversões à direita.

- A fiscalização será realizada por radares eletrônicos.

(Emily Beckman)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias