plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Designer José Leuan lança coleção de joias com inspiração nos pássaros juninos

As peças criadas por José Leuan exibidas pelas modelos Brenda Paes e Taís Carneiro (Divulgação) Aos sete anos de idade, José Leuan conheceu uma das manifestações culturais mais bonitas do Pará: os pássaros juninos. Neles, pessoas comuns formulam sua próp

As peças criadas por José Leuan exibidas pelas modelos Brenda Paes e Taís Carneiro (Divulgação)

Aos sete anos de idade, José Leuan conheceu uma das manifestações culturais mais bonitas do Pará: os pássaros juninos. Neles, pessoas comuns formulam sua própria linguagem cênica, inspiradas nas grandes óperas que desembarcavam na cidade ainda em sua Belle Époque. Na “ópera cabocla”, tenores e barítonos vêm da mata, em forma de bem-te-vis, uirapurus e sabiás. As penas, o colorido das fantasias, formularam na cabeça do hoje designer de joias, um universo único, inspiração para sua nova coleção, intitulada “Revoada”, que será lançada hoje, às 17h, no Espaço São José Liberto, com entrada franca.

“Meu pai (o professor de Literatura José Maria Damasceno) sempre me levou para assistir às apresentações de Pássaros Juninos no bairro da Cremação. Eu tinha apenas sete anos e ficava encantado e ainda me encanto com esta manifestação popular. Eu vi nas joias a oportunidade de falar deles com todo o brilho que eles merecem”, comenta o designer. O projeto foi contemplado pelo Programa Seiva, da Fundação Cultural do Pará, resultando em 81 peças, entre brincos, pingentes, anéis e pulseiras.

As peças são em prata combinada com gemas, como granadas, quartzo róseo, madrepérola e citrino, sendo que algumas joias foram produzidas com a técnica de incrustação paraense. “As pedras representam o brilho dos pássaros e o figurinos dos artistas”, destaca José Leuan.

O conjunto delas reflete bem a inspiração do artista, tendo as cores como elemento muito presente e vibrante. “Redescobrir o Pássaro Junino só fez aumentar a minha paixão pela manifestação”, diz ele.

Para a exposição, o projeto contou com a curadoria de Rosângela Gouvêa e as peças têm ourivesaria de Ednaldo Pereira.

Na ocasião da abertura, haverá uma pequena apresentação do grupo do Pássaro Junino Uirapuru. O lançamento conta com fotos das modelos Brenda Paes e Taís Carneiro usando algumas peças de destaque da coleção, que fica aberta ao público até o próximo dia 26.

Sendo um projeto sem fins lucrativos, as peças do acervo da exposição não serão comercializadas, mas poderão ser encomendadas posteriormente. Para José Leuan, o projeto premiado ainda pode ter extensões muito além das comerciais. “Pretendo continuar minha pesquisa sobre o tema na minha vida acadêmica”, planeja o designer.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias