plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cotijuba comemora os 128 anos neste sábado (11)

Rica em história e conhecida pelos seus 15 km de praias, a Ilha de Cotijuba é um paraíso natural, transformado em área de preservação ambiental, que fica a 45 minutos da capital paraense. A terceira maior do arquipélago de 42 ilhas de Belém possui aproxim

Rica em história e conhecida pelos seus 15 km de praias, a Ilha de Cotijuba é um paraíso natural, transformado em área de preservação ambiental, que fica a 45 minutos da capital paraense. A terceira maior do arquipélago de 42 ilhas de Belém possui aproximadamente oito mil habitantes e comemora neste sábado (11) 128 anos.

A ilha recebeu este nome pelos índios Tupinambás que habitavam o local e ficou conhecida pela infraestrutura rústica, onde o visitante pode admirar o pouco que restou das primeiras moradias do lugar. Entre esses atrativos estão as ruínas do antigo presídio para onde eram mandados os infratores mais perigosos da capital e do Estado - um espaço, que não deixa de ser visitado, pois atrai a curiosidade de quem vai à ilha pela primeira vez.

Há também as ruínas do velho engenho, as praias e ainda é possível alugar uma pequena embarcação para conhecer, por água, as maravilhas que o lugar oferece.

As comunidades de Cotijuba vivem basicamente da pesca e da agricultura de subsistência. Além disso, o turismo na ilha ainda é movimentado por pessoas de baixa renda, que na sua maioria mora na periferia da capital paraense. Elas procuram a ilha atrás de lazer nas praias e de outras belezas naturais.

As praias do Farol, Flecheira, Praia do Amor, da Saudade e Praia Funda, além da mais distante e pouco visitada, a praia do Vai Quem Quer, são as que mais atraem os visitantes, todas banhadas pelas águas da Baía do Marajó e apropriadas ao banho. A praia do Vai Quem Quer fica a nove quilômetros do porto da ilha. Ela possui infraestrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias